e você sentiu algum desconforto e sensação de inchaço, saiba que pode se tratar de um desequilíbrio intestinal.
Também conhecida como Disbiose, trata-se de um desequilíbrio na flora intestinal, onde há uma alteração na quantidade de distribuição de bactérias no seu intestino. A principal causa do aparecimento deste distúrbio é a má alimentação.
Se você tem uma alimentação com altas taxas de proteínas, gorduras e um baixo índice de fibras, aí está o problema. Fatores como o estresse e o uso de alguns medicamentos também podem ser a causa desse desequilíbrio.
O uso excessivo de bebidas alcoólicas, ansiedade, idade avançada e outras doenças intestinais também podem ser considerados fatores de causa da disbiose. Podendo ainda, ser mais de um fator.
Os sintomas variam segundo a categoria de bactéria que está em desequilíbrio no intestino. Os mais comuns são a queda da capacidade de absorção nutrientes pelo intestino, inflamação, náuseas, vômitos, gases, diarreia, distensão abdominal, prisão de ventre, cansaço, entre outros.
Porém, quando a disbiose não é tratada e permanece por um longo período, existe o risco do paciente desenvolver doenças mais graves como a intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doenças cardíacas, Alzheimer, câncer no reto ou até mesmo doenças do sistema imunológico como lúpus podem surgir.
Geralmente a disbiose é passageira e os sintomas podem melhorar por mudanças de estilo de vida, com uma dieta equilibrada e o uso de suplementos conforme a indicação médica para cada caso.
Para a indicação do suplemento, é necessário a realização de exames para detectar com precisão qual é o categoria de bactéria que está em desequilíbrio. Esse exame pode ser de urina, bastante simples e vai apontar a origem do problema.
Porém, existem alguns casos, os mais graves, em que o tratamento com medicamentos pode ser necessário, dependendo, claro, do resultado dos exames do paciente e diagnóstico médico.
O tratamento mais comum nesses casos é o transplante de flora intestinal ou transplante fecal. Ele é usado para equilibrar as bactérias intestinais e melhorar os sintomas da disbiose, porém, só é recomendado em casos de infecções intestinais muito recorrentes.
Mesmo que soe estranho, nosso corpo está cheio de bactérias e muitas delas vivem no nosso interior para poder cumprir uma função, No caso das intestinais, elas vão ajudar o nosso organismo a absorver e transformar determinadas substâncias em outras que o corpo necessita.
Elas estão distribuídas por todo o trato intestinal, cada uma delas com a sua função e o seu local específico.
Caso tenha dúvidas, marque uma consulta! 😉