Você sabe o que é Disbiose? Conheça as causas do desequilíbrio intestinal.

e você sentiu algum desconforto e sensação de inchaço, saiba que pode se tratar de um desequilíbrio intestinal.

 

Também conhecida como Disbiose, trata-se de um desequilíbrio na flora intestinal, onde há uma alteração na quantidade de distribuição de bactérias no seu intestino. A principal causa do aparecimento deste distúrbio é a má alimentação. 

O que causa a Disbiose?

 

Se você tem uma alimentação com altas taxas de proteínas, gorduras e um baixo índice de fibras, aí está o problema. Fatores como o estresse e o uso de alguns medicamentos também podem ser a causa desse desequilíbrio.

 

O uso excessivo de bebidas alcoólicas, ansiedade, idade avançada e outras doenças intestinais também podem ser considerados fatores de causa da disbiose. Podendo ainda, ser mais de um fator.

Quais são os sintomas do desequilíbrio intestinal?

 

Os sintomas variam segundo a categoria de bactéria que está em desequilíbrio no intestino. Os mais comuns são a queda da capacidade de absorção nutrientes pelo intestino, inflamação, náuseas, vômitos, gases, diarreia, distensão abdominal, prisão de ventre, cansaço, entre outros.

 

Porém, quando a disbiose não é tratada e permanece por um longo período, existe o risco do paciente desenvolver doenças mais graves como a intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doenças cardíacas, Alzheimer, câncer no reto ou até mesmo doenças do sistema imunológico como lúpus podem surgir.

Duração e tratamentos

 

Geralmente a disbiose é passageira e os sintomas podem melhorar por mudanças de estilo de vida, com uma dieta equilibrada e o uso de suplementos conforme a indicação médica para cada caso.

 

Para a indicação do suplemento, é necessário a realização de exames para detectar com precisão qual é o categoria de bactéria que está em desequilíbrio. Esse exame pode ser de urina, bastante simples e vai apontar a origem do problema.

 

Porém, existem alguns casos, os mais graves, em que o tratamento com medicamentos pode ser necessário, dependendo, claro, do resultado dos exames do paciente e diagnóstico médico. 

 

O tratamento mais comum nesses casos é o transplante de flora intestinal ou transplante fecal. Ele é usado para equilibrar as bactérias intestinais e melhorar os sintomas da disbiose, porém, só é recomendado em casos de infecções intestinais muito recorrentes.

Bactérias no intestino? Como assim?

 

Mesmo que soe estranho, nosso corpo está cheio de bactérias e muitas delas vivem no nosso interior para poder cumprir uma função, No caso das intestinais, elas vão ajudar o nosso organismo a absorver e transformar determinadas substâncias em outras que o corpo necessita.

 

Elas estão distribuídas por todo o trato intestinal, cada uma delas com a sua função e o seu local específico. 

 

Caso tenha dúvidas, marque uma consulta! 😉

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/voce-sabe-o-que-e-disbiose-conheca-as-causas-do-desequilibrio-intestinal/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.9 / 5. Contagem de Votos 53

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram