Tudo o que você precisa saber sobre a Coenzima Q10

Produzida pelo organismo com propriedades antioxidantes fundamentais para a produção de energia nas mitocôndrias das células, a coenzima Q10 é essencial para o funcionamento do nosso corpo.

Essa enzima exerce diversas funções no organismo, proporcionando diversos benefícios e, por isso, precisa ser mantida em níveis considerados saudáveis. Ela pode ser obtida por meio de ingestão de alimentos como soja, amêndoas, amendoim, nozes, legumes de coloração verde-escura como o espinafre e o brócolis, além de fontes de proteína como o frango e o peixe.

Para ajudar você a entender melhor a importância da coenzima Q10, esta lista vai mostrar os principais benefícios que ela pode proporcionar.

 

Ajuda a alcançar um melhor desempenho em atividades físicas

A coenzima Q10 tem papel importante na produção de energia dentro das células, tornando essencial para o funcionamento do nosso organismo e, por consequência, à prática de exercícios físicos. Além da produção de energia, a enzima ajuda a reduzir o estresse oxidativo, processo que afeta a função muscular. Com isso, a fadiga do músculo é reduzida, melhorando o desempenho.

 

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Uma das funções da Coenzima Q10 é a prevenção da formação de placas ateroscleróticas, cujo acúmulo é responsável pelo surgimento de doenças cardíacas e vasculares. Além disso, a enzima ajuda na melhora da função cardíaca.

Alguns remédios, como a estatina, indicados para casos de colesterol elevado, podem provocar uma diminuição da coenzima Q10. Em casos como esse, é essencial reforçar a ingestão da substância por meio de alimentação ou suplementação, seguindo as orientações do seu médico.

 

Protege de danos oxidativos e desacelera o envelhecimento precoce

Uma das propriedades mais conhecidas da Coenzima Q10 é o fato de ser antioxidante. E, por isso, quando ela é aplicada na pele, ajuda a proteger dos danos oxidativos causados por radicais livres. Quando presente em cremes, a enzima auxilia na proteção dos danos causados pelo sol e surgimento do câncer de pele.

 

Pode melhorar funções cerebrais e nervosas

O fato de ser uma substância antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres, é uma ajuda às funções cerebrais. Conforme a idade avança, os níveis da enzima diminuem e deixam as células nervosas mais desprotegidas de danos oxidativos. A suplementação da Coenzima Q10 por ajudar a repor os níveis normais da substância, devolvendo energia às células e evitando danos oxidativos, diminuindo a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.

 

Auxilia na fertilidade

Uma das vantagens da suplementação com coenzima Q10 é a proteção dos óvulos, no caso das mulheres e espermatozoides, nos homens, dos danos oxidativos causados pelos radicais livres. É uma recomendação para todos os casais que buscam ter filhos, mas principalmente aos mais velhos.

 

Ajuda na prevenção do câncer

As propriedades antioxidantes da coenzima Q10 também auxiliam a proteger o DNA celular, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer.

 

Alimentos ricos em coenzima Q10

A ingestão de coenzima Q10 é essencial para o nosso organismo e deve ser feita regularmente para que o nosso corpo possa manter os níveis desejados e funcionar normalmente. Para te ajudar a manter uma boa ingestão da enzima, preparamos uma lista de alimentos que devem estar em sua dieta.

  • Legumes verdes, como espinafres e brócolis;
  • Frutas como laranjas e morangos;
  • Leguminosas como soja e lentilha;
  • Frutas secas como amendoim, nozes, pistache e amêndoas;
  • Carnes como carne de porco, frango e fígado;
  • Peixes ricos em gordura boa como truta, cavala e sardinha.

Com esses alimentos integrados a sua dieta, que deve ser variada e saudável, seguindo orientações do médico, você poderá usufruir dos benefícios da coenzima Q10.

 

Suplementação da coenzima Q10: Como fazer?

A suplementação de coenzima Q10 pode ser necessária em alguns casos. A decisão de suplementar deve ser tomada por médicos, após a aplicação de exames. Ela pode ser benéfica em muitos casos. 

Os suplementos da enzima são diversos, podendo conter somente a coenzima Q10 ou então a substância combinada com vitaminas e minerais. Outra forma de suplementar é por meio de cremes que contém a coenzima, que auxiliam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Quer saber mais sobre os benefícios da Coenzima Q10 e como ela pode te ajudar? Marque sua consulta

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-coenzima-q10/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.8 / 5. Contagem de Votos 562

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram