Tratamento para sarcopenia

A sarcopenia é um tipo de síndrome que resulta na perda progressiva da massa e força muscular dos pacientes, comprometendo bastante o desempenho físico e podendo dificultar a realização de tarefas simples do dia a dia.

Esse problema é muito comum em idosos, mas também pode acontecer em outras fases da vida e em pessoas obesas. Alguns fatores como a perda de massa muscular, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, doenças crônicas, falta de suplementação de vitaminas e minerais e desequilíbrio hormonal podem contribuir para a piora em determinados pacientes.

A estimativa do Ministério da Saúde é que a sarcopenia afete mais de 50 milhões de pessoas na atualidade, fazendo com que esses pacientes percam 25% da massa muscular.

Outro problema comum relacionado à síndrome é o aumento do risco de quedas e fraturas pela falta de força nos músculos. Isso pode resultar em situações graves ou até mesmo levar a morte, dependendo da idade ou da vulnerabilidade física do indivíduo. 

Qual o melhor suplemento para sarcopenia?

Felizmente, a medicina preventiva tem sido uma verdadeira aliada dos pacientes que buscam equilíbrio e novas formas para combater o aparecimento de doenças. 

A suplementação de hormônios, vitaminas e a administração de alguns tipos de medicamentos podem tratar e prevenir quadros de sarcopenia de forma bastante eficaz. O uso de vitamina D, Whey protein, Creatina e aminoácidos essenciais são bastante comuns em pacientes nesses casos para tratamento.

Mas vale lembrar que esse tipo de método deve ser feito com total acompanhamento médico e de forma individualizada. Isso porque somente o profissional da saúde tem conhecimento para avaliar cada caso e receitar a melhor suplementação, de acordo com as necessidades e carências de cada organismo, sempre zelando pelo bem-estar do paciente e pela redução dos efeitos colaterais.  

Além de buscar auxílio dos protocolos utilizados na medicina preventiva, a sarcopenia também pode ser combatida com ações simples, entre elas, a prática de exercícios físicos regulares para fortalecimento e resistência. Além disso, sempre é válido ter uma alimentação equilibrada e manter os exames em dia. 

É importante que todos tenham em mente que a perda de massa magra faz parte do processo de envelhecimento de qualquer pessoa, mas existem alternativas fundamentais para alcance do bem-estar e prevenção de problemas mais sérios. 

Como é o tratamento da sarcopenia?

Como vimos, a medicina preventiva ajuda a minimizar as chances do aparecimento da doença, por isso, vale a pena investir nela. No entanto, depois que a síndrome já afetou a vida do paciente e foi devidamente diagnosticada, o melhor caminho é iniciar um tratamento mais rigoroso e seguir todas as orientações médicas para ter mais qualidade de vida. 

Além da suplementação, o tratamento também inclui exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada indivíduo e fisioterapia.

É importante destacar que os procedimentos devem ser feitos com acompanhamento e muita paciência porque os resultados nem sempre são imediatos e só são percebidos a longo prazo. Em alguns casos, pode levar meses ou anos, o que vai demandar ainda mais comprometimento e novos hábitos do paciente.  

Quais são os sintomas da sarcopenia?

É bastante comum que os sintomas da sarcopenia demorem a aparecer, por isso, os pacientes precisam investir na prevenção para combater o problema.

Geralmente, os primeiros sinais de que algo não vai bem incluem dores nas articulações, dores musculares e dificuldade para fazer tarefas do cotidiano por conta do desconforto. Nos estágios mais avançados, os pacientes relatam quedas frequentes. 

Confira algumas queixas frequentes em pacientes com sarcopenia. 

  • Sensação de peso ou rigidez nas pernas e braços
  • Alteração na forma de andar
  • Redução da velocidade dos passos ao caminhar
  • Dificuldade para subir escadas
  • Desequilíbrio ao andar
  • Dificuldade em pentear cabelos ou usar as mãos
  • Dificuldade em realizar tarefas que necessitem de força muscular
  • Incapacidade de correr

Seja qual for o estágio da sarcopenia, é importante buscar o diagnóstico correto e fazer exames regularmente. Além disso, em todos as situações é essencial unir as vantagens da nutrição, dos exercícios e da medicina preventiva para conquistar sucesso terapêutico.

Marque uma consulta agora mesmo para tirar outras dúvidas e comece a usar a medicina preventiva a seu favor!

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/tratamento-para-sarcopenia/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.7 / 5. Contagem de Votos 69

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram