Tratamento para Ansiedade: 10 práticas para controlar a ansiedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Temos mais de 18 milhões de pessoas sofrendo com este transtorno, mas a maioria das pessoas ainda não sabe o que é, de fato, a ansiedade.

Em geral, a ansiedade é uma emoção comum, que surge no corpo quando sofremos algum tipo de stress. Você pode sentir preocupação ou tensões antes de uma prova ou reunião importante, por exemplo.

Porém, no aspecto clínico, quando falamos de ansiedade não estamos nos referindo apenas a um estado emocional, mas sim a uma patologia, como o Transtorno Depressivo, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Pânico, etc.

Tudo vai depender da intensidade e da frequência dos sintomas, por isso vamos esclarecer os detalhes, dentro da perspectiva da Medicina Preventiva.

Continue a leitura para saber como reconhecer e cuidar desta condição.

Sinais de Ansiedade - O que está acontecendo comigo?

A ansiedade, enquanto emoção comum do ser humano, é um tipo de preocupação. 

A preocupação, assim como o medo, são elementos necessários para a nossa evolução e sobrevivência. Elas geram uma resposta instantânea do corpo como um reflexo irracional, graças ao sistema nervoso autônomo.

Se você percebesse que um objeto foi arremessado em direção ao seu rosto, inesperadamente, você provavelmente reagiria se protegendo com as mãos, por exemplo. 

Isto está ligado aos instintos conhecidos como “fugir ou lutar”. 

Este reflexo libera adrenalina no corpo e causa várias reações físicas, para que possamos ter mais agilidade para nos proteger ou enfrentar situações de perigo.

Entretanto, o excesso de medo ou ansiedade, configuram o Transtorno de Ansiedade - uma doença que afeta drasticamente o comportamento da pessoa que possui esta condição.

Seguem abaixo alguns sinais de ansiedade.

Sintomas emocionais:

- Tristeza

- Irritação

- Nervosismo

Sintomas cognitivos: 

- Dificuldade de concentração 

- Dificuldade de escolha e tomada de decisão

- Preocupações excessivas

Sintomas comportamentais:

- Agressividade

- Impulsividade

- Fala acelerada

Estes sinais são desencadeados a partir de pensamentos negativos, frequentes e intensos, podendo interferir na rotina, profissão e relacionamentos.

Porém, muitas vezes estes sintomas são negligenciados, pela cultura de não dar muita importância às emoções, imaginando que é algo temporário, então podem surgir os sintomas fisiológicos que chamam mais a atenção das pessoas.

Sintomas físicos:

- Coração acelerado

- Falta de ar

- Tontura

- Sudorese

- Sensação de formigamento

- Insônia

- Dor de Cabeça

- Dores musculares

A intensidade dos sintomas físicos variam, dependendo do grau de ansiedade da pessoa, mas em alguns casos assustam, pois frequentemente são confundidos com problemas cardíacos, por exemplo.

Apesar do susto, estes sinais chamam a atenção e despertam para a necessidade de tratamento, pois a ansiedade afeta mente e corpo.

Além do transtorno mental em si, e dos sintomas físicos preocupantes, a ansiedade também pode causar outros problemas de saúde, como por exemplo:

- Aumento da pressão arterial

- Sobrepeso

- Gordura abdominal

- Aumento da chance de doenças cardiovasculares

- Diabetes

- Obesidade

Causas da Ansiedade - De onde isso vem?

Podemos citar várias fontes e teorias sobre as causas da ansiedade.

São diversas possibilidades, mas alguns contextos são mais frequentes:

- Histórico familiar

- Predisposição genética

- Ambiente social de pressão intensa

Crescer em um ambiente familiar violento, ou trabalhar em um contexto de pressão constante, pode fazer uma ansiedade comum se tornar um quadro de transtorno.

Entretanto, apesar de alguns contextos serem frequentes, é preciso sempre lembrar que cada pessoa é única. 

São as vivências e experiências de cada um que vão contribuir para o quadro pessoal, por isso é necessário um tratamento médico adequado para investigar a causa particular da ansiedade em cada um.

Tratamento para Ansiedade - Como parar de sofrer

O Transtorno de Ansiedade, por se tratar de uma doença psicológica, deve ser orientada ao tratamento médico adequado.

É necessário passar pelo médico clínico geral, para que ele examine o paciente e o encaminhe para o tratamento regular com um psicólogo, que poderá trabalhar com diversas abordagens como:

- Psicoterapia

- Psicanálise 

- Terapia cognitivo-comportamental

No entanto, o tratamento para ansiedade natural é sempre indicado para desenvolver a sensação de bem estar imediata e aliviar sintomas e crises.

Ações simples, porém efetivas, fazem toda a diferença no bem estar humano.

- Alimentação natural

- Atividades físicas

- Momentos de lazer

- Controle das horas de trabalho

10 Práticas para tratar e prevenir Ansiedade e Depressão

As práticas a seguir são simples e ajudam a controlar os sintomas, bem como prevenir um possível quadro de ansiedade.

  • Pratique atividades físicas

Uma simples caminhada diária, de 20 minutos em seu próprio bairro, basta para colocar seu corpo em movimento e despertar a sensação de bem estar.

  • Tome um chá. 

Plantas como Melissa, Passiflora e Camomila tem efeito calmante, combatem a depressão e ajudam a controlar crises de ansiedade.

  • Inclua em sua dieta:

Oleaginosas, quinoa, arroz Integral, chocolate amargo, aveia e goji berry. Eles estimulam a produção de hormônios antidepressivos e ajudam a reduzir os níveis de hormônios que produzem estresse.

  • Evite ingerir:

Álcool, cafeína, carboidratos refinados e gordura saturada. Eles atrapalham a liberação de neurotransmissores que ajudam no bem estar.

  • Medite. 

Ensinar a mente a apenas observar os pensamentos e deixá-los ir, sem apegos e julgamentos, mostrou-se muito efetivo na redução dos sintomas em pacientes com ansiedade.

  • Faça exercícios respiratórios

Exercícios de respiração profunda e cadenciada já demonstraram diminuir a pressão arterial, desacelerar a freqüência cardíaca e reduzir tensões relacionadas ao estresse.

  • Pratique Yoga

A prática que combina meditação, posturas físicas e exercícios respiratórios, também é efetiva no tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão.

  • Experimente técnicas de relaxamento e visualizações

As visualizações ou meditações guiadas são técnicas que direcionam a pessoa para o relaxamento físico, mental e emocional. Enquanto segue as orientações, você se solta do estado ansioso e se concentra em sensações positivas.

  • Esteja com quem você ama e sorria mais

É comprovado: pessoas que têm relações de amizade mais próximas têm maior capacidade de combater doenças mentais e físicas do que pessoas isoladas. Busque sua rede de apoio para conversar, ou simplesmente passar algum tempo agradável em boa companhia. 

  •  Crie um ambiente favorável antes de dormir.

O sono é fundamental para a saúde física, mental e emocional do ser humano. Se os pensamentos e preocupações do dia seguinte estão interrompendo seu descanso, crie o hábito de escrever tudo que precisa fazer antes de ir para a cama. 

Assim as pendências ficam no papel e você se sente livre para relaxar.

Com estas práticas, cuidando melhor de sua alimentação e hábitos, é possível prevenir um quadro de ansiedade e até mesmo controlar uma crise.

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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