Suco verde e os benefícios para a saúde

O suco verde é uma combinação de folhas, frutas, raízes e legumes extremamente importante para a saúde e repleta de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Nesta artigo vamos falar sobre os benefícios do suco verde.

Geralmente, as pessoas têm o hábito de tomar suco verde ainda em jejum, pela manhã, como forma de desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Muitos médicos, no entanto, acrescentam que o suco pode ser ingerido a qualquer hora do dia e que não há prejuízos para a saúde. 

Um único copo de suco verde pode conter vitaminas, cálcio, magnésio, ácido fólico, ferro, antioxidantes etc. Todos esses ingredientes são essenciais para a saúde dos ossos, para combater anemia, para prevenir processos inflamatórios, combater doenças e muito mais. 

Formas de consumir o suco verde

A forma mais comum de preparar o suco verde é bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga com água e tomá-lo em seguida. Caso o suco fique muito grosso, é possível passá-lo na peneira para aprimorar sua consistência, mas isso não é 100% recomendado por especialistas. 

Os ingredientes mais utilizados nas receitas de suco verde incluem folhas verde escura (couve, espinafre ou rúcula) e uma ou duas frutas (pode ser abacaxi, maçã, laranja). A receita pode também pode levar gengibre, pepino e até mesmo sementes, como linhaça, girassol e gergelim. 

Quem preferir, pode substituir a água filtrada por água de coco ou chá verde, branco, de cavalinha ou cidreira. Juntos, esses ingredientes fazem muito bem ao nosso corpo e são altamente nutritivos. 

Como já mencionamos, a ingestão do suco verde pode ser feita em jejum ou em qualquer horário do dia.

Vantagens e benefícios do suco verde

O suco verde é queridinho por muitas pessoas, atletas, artistas e não há restrições para o seu consumo. Ele pode ser consumido por crianças, gestantes, adolescentes e idosos sem nenhuma contraindicação. 

Para aprimorar o sabor do suco, uma dica é variar o tipo de fruta utilizado e também as folhas verdes. 

Vale destacar que este tipo de suco não faz milagres e nem é um tipo de tratamento da moda. Muito pelo contrário, ele é uma combinação de propriedades específicas e super benéficas para a melhora da saúde como um todo. 

Seu consumo deve estar associado a hábitos de vida equilibrados e ao acompanhamento médico frequente. Isso porque, com acompanhamento de um especialista, é possível fazer exames específicos para avaliar as taxas do organismo e a necessidade de algum tipo de suplementação. 

A ingestão do suco verde funcionará como uma aliada ao tratamento. A lista de benefícios mais comuns do suco verde são:

  • Renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo.
  • Aumento da vitalidade e a energia
  • Melhora da circulação.
  • Fortalecimento do sistema imunológico.
  • Retarda processos de envelhecimento.
  • Contribui para saúde da pele, unha e cabelos.
  • Ajuda a desinchar.
  • As fibras, vitaminas, minerais presentes no suco verde ajudam a desintoxicar o organismo.
  • A clorofila, presente nas folhas verdes, ajuda a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
  • Aceleração do metabolismo.
  • Alto poder de saciedade graças às fibras presentes no suco.

Se você nunca tomou suco verde, pode acrescentá-lo em sua rotina sem medo. Mesmo que você não possa tomar o suco diariamente, duas ou três vezes por semana já é um bom começo. 

O que acontece com a falta do consumo dos nutrientes do suco verde?

Sabemos agora que o suco verde tem uma lista grandiosa de benefícios para o corpo. Entre os destaques desse tipo de receita estão a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes. 

Nesse sentido, o suco verde acaba sendo muito consumido por quem quer emagrecer ou ter mais disposição durante o dia.  

A falta dos nutrientes presentes no suco verde é muito prejudicial à saúde e pode resultar em inchaço, problemas intestinais, problemas de pele, má digestão, anemia, além do aparecimento de diversas enfermidades. 

Por ter ação desintoxicante e ajudar a limpar o organismo de substâncias indesejadas, o suco verde é importante no combate ao ganho de peso entre homens e mulheres. 

Seu consumo é indicado para quem se alimentou mal por muitos dias, abusando de frituras, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados ricos em sódio, conservantes e gordura trans.

Se você quer ter uma vida mais saudável, vale a pena incluir o suco verde na alimentação e sentir a melhora em seu bem-estar. Lembre-se sempre de praticar exercícios e seguir uma dieta balanceada para conquistar resultados ainda melhores.

Resumidamente, o suco verde deve conter os seguintes ingredientes:

- A base: água filtrada, chás naturais ou água de coco natural (evite a industrializada).

- Dois tipos de frutas e vegetais

- Até dois tipos de folhas verde-escuras 

- Opcional: ingredientes funcionais, como quinoa e linhaça

- Dica extra: a hortelã dá um gosto especial ao suco. Vale a pena acrescentar algumas folhas.

- Não acrescente açúcar ao suco. 

- Lave bem as folhas e frutas antes de fazer o suco.

Diferencias dos ingredientes do suco verde

Maçã: ótima concentração de polifenóis e fotoquímicos, substâncias com propriedades antioxidantes.

Laranja: contém diversos minerais como, potássio, sódio, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B C e carotenoides, além de diversos antioxidantes e flavonoides.

Couve: contém vitaminas E, C, B1 e B2, selênio, cobre, manganês, zinco, além de compostos fenólicos e fibras.

Pepino: ótima concentração de minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B e C, antioxidantes e compostos fenólicos.

Abacaxi: rica em vitamina C e antioxidantes, tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e ajuda a prevenir doenças.

Espinafre: é uma folha rica em vitaminas A e C, que têm ação antioxidante, vitamina K e vitaminas do complexo B. 

Gengibre: atua como antioxidante e anti-inflamatório, auxiliando no metabolismo e na perda de peso. 

Adote o suco verde em sua vida e tenha uma rotina cada vez mais saudável! A medicina preventiva é uma excelente alternativa no combate a doenças graves e para a melhora da qualidade de vida. Se quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/suco-verde-e-os-beneficios-para-a-saude/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 151

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram