Sintomas da síndrome do ovário policístico (SOP) e como prevenir

A síndrome de ovário policístico (SOP) é um problema hormonal extremamente comum nas mulheres, ainda não tem uma causa 100% esclarecida, por isso é importante ficar atenta aos sintomas da síndrome do ovário policístico.

A síndrome do ovário policístico

A SOP é caracterizada pelo aparecimento de cistos no ovário, mas tê-los não significa que você tem o problema.

A diferença está no tamanho dos cistos, já que o cisto nos ovário é bem comum, tanto que 30% das mulheres terão ou tiveram cistos em algum momento da idade reprodutiva.

Muitas dessas podem nem ao menos saber da existência, já que não é raro aparecerem de maneira assintomática.

Por isso é tão importante ficar atento aos sintomas da síndrome do ovário policístico.

 

Os principais sintomas da síndrome do ovário policístico

Cada organismo reage de uma maneira diferente as alterações em seu corpo, distúrbios hormonais podem ter consequências mais graves do que imaginamos, então é sempre bom estar atento.

Alteração menstrual

Se seu ciclo menstrual costuma funcionar corretamente, o atraso da menstruação é um sinal clássico, que junto com o aparecimento de cistos de tamanho grande podem significar SOP.

Hirsutismo

É o aumento na quantidade de pelos em locais onde geralmente acontece com os homens.

A SOP pode aumentar a quantidade de hormônios como a testosterona, por isso o crescimento de pelos no rosto, peito, costas e coxas, por exemplo.

Ganho de peso

Seu aumento de peso também pode estar ligado a SOP, e o continuar a ganhar peso vai piorar as consequências. Então atenção à balança.

Pode contribuir com a depressão

Pode comprometer também o seu funcionamento psicológico, já existem pesquisar como um artigo de 2011.

A baixa auto-estima, e uma má visão sobre o próprio corpo causada pelas alterações hormonais podem aumentar a ansiedade e depressão.

Como prevenir

Infelizmente ainda não há uma forma totalmente eficaz de prevenir a síndrome do ovário policístico.

As medidas recomentadas são manter-se no peso adequado, fazer atividade física, se alimentar de forma adequada, ou seja, tentar ter uma vida saudável.

 

O ideal é sempre ter acompanhamento médico, fazer exames constantemente. Por isso a medicina preventiva é tão importante e interessante.

Conhecemos todo o histórico da pessoa, assim como o contexto em que ela vive, seus hábitos, tipo de dieta, dessa forma a chance de identificar alterações precocemente é bem maior.

Então fique atento aos sintomas, nas alterações no seu corpo e agende uma consulta.

 

 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/sintomas-da-sindrome-do-ovario-policistico-sop-e-como-prevenir/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.7 / 5. Contagem de Votos 50

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram