A síndrome de ovário policístico (SOP) é um problema hormonal extremamente comum nas mulheres, ainda não tem uma causa 100% esclarecida, por isso é importante ficar atenta aos sintomas da síndrome do ovário policístico.
A SOP é caracterizada pelo aparecimento de cistos no ovário, mas tê-los não significa que você tem o problema.
A diferença está no tamanho dos cistos, já que o cisto nos ovário é bem comum, tanto que 30% das mulheres terão ou tiveram cistos em algum momento da idade reprodutiva.
Muitas dessas podem nem ao menos saber da existência, já que não é raro aparecerem de maneira assintomática.
Por isso é tão importante ficar atento aos sintomas da síndrome do ovário policístico.
Cada organismo reage de uma maneira diferente as alterações em seu corpo, distúrbios hormonais podem ter consequências mais graves do que imaginamos, então é sempre bom estar atento.
Se seu ciclo menstrual costuma funcionar corretamente, o atraso da menstruação é um sinal clássico, que junto com o aparecimento de cistos de tamanho grande podem significar SOP.
É o aumento na quantidade de pelos em locais onde geralmente acontece com os homens.
A SOP pode aumentar a quantidade de hormônios como a testosterona, por isso o crescimento de pelos no rosto, peito, costas e coxas, por exemplo.
Seu aumento de peso também pode estar ligado a SOP, e o continuar a ganhar peso vai piorar as consequências. Então atenção à balança.
Pode comprometer também o seu funcionamento psicológico, já existem pesquisar como um artigo de 2011.
A baixa auto-estima, e uma má visão sobre o próprio corpo causada pelas alterações hormonais podem aumentar a ansiedade e depressão.
Infelizmente ainda não há uma forma totalmente eficaz de prevenir a síndrome do ovário policístico.
As medidas recomentadas são manter-se no peso adequado, fazer atividade física, se alimentar de forma adequada, ou seja, tentar ter uma vida saudável.
O ideal é sempre ter acompanhamento médico, fazer exames constantemente. Por isso a medicina preventiva é tão importante e interessante.
Conhecemos todo o histórico da pessoa, assim como o contexto em que ela vive, seus hábitos, tipo de dieta, dessa forma a chance de identificar alterações precocemente é bem maior.
Então fique atento aos sintomas, nas alterações no seu corpo e agende uma consulta.