Você sabia que as suas emoções afetam diretamente o seu corpo?
Talvez você nem tenha percebido isso ainda, mas com certeza você já sentiu as reações corporais causadas pelas emoções no seu corpo. Um exemplo bem simples: Aquele frio na barriga que surge quando você está perto de fazer algo que você quer muito.
Esse é um exemplo bem simples, e positivo, mas os sentimentos negativos, como tristeza, podem nos afetar e causar alguns problemas mais sérios em nossa saúde.
Conforme a medicina tradicional chinesa, isso acontece porque o nosso estado mental afeta diretamente a nossa saúde. De forma mais simples, nossos pensamentos e sentimentos afetam o funcionamento do nosso corpo.
Isso ocorre porque cada órgão do nosso corpo corresponde a energia de uma emoção. Com isso, as doenças se manifestam por meio de um desequilíbrio do órgão correspondente.
Para ilustrar melhor, vamos pegar alguns sentimentos. Vamos começar com a raiva. Ela pode afetar diretamente dois órgãos: o fígado e a vesícula. Então se você está muito irritado, o funcionamento desses órgãos será afetado. E se essa irritação é recorrente, os problemas podem ser mais sérios.
Já o estômago, o baço e o pâncreas são afetados diretamente pela preocupação e ansiedade. Já reparou que, quando nos encontramos ansiosos ou preocupados, esquecemos de comer? Esse é só um sinal de que as emoções nos afetam e o sistema digestivo vai sentir também e se manifestar de alguma forma.
O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado.
Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves.
Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.
Muitas vezes, uma desordem física ligada a determinado órgão está associada à emoção conectada aquele determinado órgão. O inverso também pode acontecer, ou seja, uma desordem física em determinado órgão, pode vir a manifestar tal emoção.
Há quem diga que as emoções são consideradas uma ameaça à saúde, mas isso é muito mais relativo a quando essas são reprimidas, contidas ou quando expressadas exageradamente ou fora de contexto.
Se curar é integrar e respeitar todos os aspectos do ser, físico, mental, espiritual e suas relações sociais. Englobando todos os aspectos que podem influenciar na saúde e bem estar do paciente.
Por mais complexo que pareça, é importante trabalhar a forma como você lida com as suas emoções, e a Medicina Integrativa é fruto do trabalho de uma equipe
multiprofissional, que visa promover a harmonia entre mente, corpo e espírito, a partir das necessidades específicas de cada paciente.
Assim, a prática busca entender o indivíduo em sua totalidade e oferece um acolhimento técnico que respeita todas as suas necessidades e desejos específicos. O paciente é avaliado profundamente, e não apenas como um portador de determinado problema ou sintoma.