Saiba tudo sobre conexão entre órgãos e as suas emoções

Você sabia que as suas emoções afetam diretamente o seu corpo? 

 

Talvez você nem tenha percebido isso ainda, mas com certeza você já sentiu as reações corporais causadas pelas emoções no seu corpo. Um exemplo bem simples: Aquele frio na barriga que surge quando você está perto de fazer algo que você quer muito.

 

Esse é um exemplo bem simples, e positivo, mas os sentimentos negativos, como tristeza, podem nos afetar e causar alguns problemas mais sérios em nossa saúde.

 

Conforme a medicina tradicional chinesa, isso acontece porque o nosso estado mental afeta diretamente a nossa saúde. De forma mais simples, nossos pensamentos e sentimentos afetam o funcionamento do nosso corpo.

 

Isso ocorre porque cada órgão do nosso corpo corresponde a energia de uma emoção. Com isso, as doenças se manifestam por meio de um desequilíbrio do órgão correspondente.

 

Para ilustrar melhor, vamos pegar alguns sentimentos. Vamos começar com a raiva. Ela pode afetar diretamente dois órgãos: o fígado e a vesícula. Então se você está muito irritado, o funcionamento desses órgãos será afetado. E se essa irritação é recorrente, os problemas podem ser mais sérios.

 

Já o estômago, o baço e o pâncreas são afetados diretamente pela preocupação e ansiedade. Já reparou que, quando nos encontramos ansiosos ou preocupados, esquecemos de comer? Esse é só um sinal de que as emoções nos afetam e o sistema digestivo vai sentir também e se manifestar de alguma forma.

 

O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado.

 

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. 

 

Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum. 

 

Muitas vezes, uma desordem física ligada a determinado órgão está associada à emoção conectada aquele determinado órgão. O inverso também pode acontecer, ou seja, uma desordem física em determinado órgão, pode vir a manifestar tal emoção.


Há quem diga que as emoções são consideradas uma ameaça à saúde, mas isso é muito mais relativo a quando essas são reprimidas, contidas ou quando expressadas exageradamente ou fora de contexto.

 

Como a Medicina Integrativa pode te ajudar:

 

Se curar é integrar e respeitar todos os aspectos do ser, físico, mental, espiritual e suas relações sociais. Englobando todos os aspectos que podem influenciar na saúde e bem estar do paciente.

 

Por mais complexo que pareça, é importante trabalhar a forma como você lida com as suas emoções, e a Medicina Integrativa é fruto do trabalho de uma equipe

multiprofissional, que visa promover a harmonia entre mente, corpo e espírito, a partir das necessidades específicas de cada paciente.

 

Assim, a prática busca entender o indivíduo em sua totalidade e oferece um acolhimento técnico que respeita todas as suas necessidades e desejos específicos. O paciente é avaliado profundamente, e não apenas como um portador de determinado problema ou sintoma.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/saiba-tudo-a-sobre-conexao-entre-orgaos-e-as-suas-emocoes/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 460

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram