Entender a importância dos alimentos para a nossa saúde e os benefícios das propriedades existentes em cada um deles é fundamental para fazermos as escolhas certas na hora de uma refeição.
Muita gente não sabe, mas o açafrão é um tipo de raiz que faz parte da família do gengibre e é muito usado como tratamento fitoterápico de inúmeras doenças.
Com substâncias essenciais para o nosso organismo, o açafrão consegue atuar em processos anti-inflamatórios, antioxidante e antienvelhecimento com muita eficiência.
Alguns estudos apontam que o açafrão é capaz de prevenir Alzheimer e o surgimento de alguns tipos de câncer. Por este motivo, vale a pena incluir este elemento em sua rotina.
Outra vantagem deste tipo de tempero é sua boa aceitação e baixo índice de contraindicação. Tirando os casos de pessoas alérgicas ao açafrão, ele pode ser consumido por indivíduos de todas as idades, idosos e gestantes.
Resumidamente, listamos abaixo os principais benefícios do açafrão:
1 – Anti-inflamatório
2 – Antioxidante
3 – Previne o câncer
4 – Melhora os sintomas da artrite
5 – Melhora a atuação do cérebro
6- Combate a depressão
7- Benéfico para o coração
8- Facilita a perda de peso
9- Combate a acne
10- Prevenção da obesidade e combate ao colesterol
11- Protege contra a catarata
12- Protege o pulmão da formação da fibrose pulmonar
13- Inibe a replicação do HIV
14- Estimula a regeneração muscular
15- Melhora a capacidade de regenerar feridas
Por ser um componente natural, o açafrão não tem efeitos colaterais e é um grande aliado de quem busca uma vida mais saudável por meio da alimentação.
Geralmente, o açafrão é vendido em forma de raiz e tem um sabor bem marcante. Ele pode ser cortado em rodelas e consumido com suco natural, na salada ou na preparação de outros tipos de alimentos.
Há casos em que o açafrão é comercializado em pó, podendo ser utilizado em sopas, bolos, omeletes, sucos, tapiocas ou ainda para incrementar receitas de carnes, cozidos, arroz, feijão ou sopas.
Em outras palavras, o açafrão pode ser usado em qualquer tipo de preparo. A única observação é não o consumir puro para não correr o risco de engasgar ao engolir, especialmente por ele ter características mais picantes.
Também chamado de açafrão da terra ou cúrcuma, esse tipo de tempero é usado há mais de quatro mil anos por indianos e indonésios. Segundo historiadores, os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo. Hoje, sabemos que este ingrediente é muito comum na culinária indiana e no Oriente Médio.
No Brasil, por sua vez, o açafrão é bastante utilizado na região Centro-Oeste e em receitas do estado de Minas Gerais.
Seja qual for a sua região de origem, este tempero deve ser incluído na sua dieta para dar mais sabor aos alimentos e te ajudar em uma vida mais saudável. Ele é perfeito para intensificar o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes e legumes e verduras cozidos.
Seu potencial antioxidante e anti-inflamatório faz com que o açafrão auxilie no tratamento de osteoporose e outras inflamações nas juntas. Isso foi o que revelou um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Vale deixar claro que o açafrão não substitui remédios ou algum tipo de tratamento mais específico. Sua função é apenas servir como um complemento e como um grande aliado da medicina preventiva.
O grande valor nutricional do açafrão está na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do tempero. Este é apenas um dos seus diferenciais.
Além disso, o açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, responsável por ajudar no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames.
Vale destacar que o ingrediente também é fonte de vitaminas C, uma importante aliada da imunidade, e de vitamina B6, que é essencial para o cérebro.
Tudo isso reforça a relevância do açafrão para o nosso organismo e como sua ausência pode ser prejudicial à saúde.
O tempero também conta com ferro, importante para prevenir anemias, e cálcio, que é aliado dos ossos e dentes. O manganês, também encontrado no açafrão, atua no metabolismo do colesterol e ajuda no crescimento.
Como explicamos anteriormente, não há efeitos colaterais graves relacionados ao uso da cúrcuma/açafrão. A dica de médicos e especialistas em nutrição é sempre verificar a validade do produto e, se possível, comprá-lo em lojas de produtos naturais. Quando mais fresco, melhores são as condições das suas substâncias.
Disto isto, fica claro que o açafrão e outros elementos importantes para uma alimentação equilibrada nos ajudam a ter mais qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.
Por este motivo, vale a pena sempre consultar um médico para avaliar as taxas do seu organismo e adotar hábitos saudáveis em sua rotina. Prevenção é o caminho para uma vida com menos risco de doenças. Navegue pelo site para saber mais sobre a medicina preventiva!