Qualidade de vida: envelhecer com saúde

O que é qualidade de vida? Essa é uma pergunta que parece simples, mas que pode ter muitas respostas e nenhuma delas estar completamente certa ou completamente errada.

Mas, em linhas gerais, ter uma qualidade de vida é poder ter tempo para cuidar do corpo e da mente. E como fazer isso? Bom, o primeiro passo é buscar manter hábitos saudáveis, como praticar atividade física regular, ter uma dieta balanceada, cuidar da mente, sempre buscando o equilíbrio entre as necessidades da vida com o prazer de viver.

A medicina também é uma aliada importante na busca pela qualidade de vida desejada, principalmente quando o assunto é prevenção. Além da medicina já conhecida, que trata problemas e doenças após terem ocorrido, também existe a medicina preventiva.

Como o próprio nome diz, ela busca prevenir e antecipar possíveis situações com a finalidade de tratar antes de algo ocorrer ou no início de um problema.

Mas ela pode fazer muito mais do que isso. Com a medicina preventiva, é possível fazer um acompanhamento de longo prazo da sua saúde, já que ela preza pelo tratamento contínuo. E isso é o mais importante. Um acompanhamento de longo prazo.

Com esse acompanhamento, será possível não só entender como o seu corpo envelhece, mas também dar a ele a chance de ter um processo de envelhecimento mais tênue, mais suave e com isso você poderá aproveitar melhor os anos que virão sem sentir tanto o peso da idade.

É importante frisar que a medicina preventiva é uma área multidisciplinar, porque não envolve somente os cuidados com o corpo.

A parte psicológica também tem grande influência na qualidade de vida. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Por isso é essencial que se tenha tempo para atividades de lazer, para o descanso e para o convívio social.

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 24