Quais emoções fazem você comer mais?

Se você percebeu que uma emoção foi um gatilho para você ir buscar conforto na comida, é importante que você se eduque a, sempre que essa emoção revisitar, buscar algo que te ajude a se dispersar do ato de comer.

Confira algumas dicas que vão te ajudar:

Quando você sentir o tédio chegando…

 

Pense em outras atividades que podem te distrair, como um hobby, que pode ser a leitura, ver séries ou filmes, pintura, jardinagem, dentre outras coisas.

 

Atividades físicas podem ser uma boa opção, além de ajudar a sair da situação do tédio, trazem diversos benefícios para o nosso corpo e também para a nossa mente. 

A ansiedade é um dos sentimentos que podem levar a busca por um conforto em comida. 

 

Entender esse sentimento é um pouco complexo. É preciso identificar como essa ansiedade é desencadeada, se você sofre de algum transtorno como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (ou TAG), ou se essa ansiedade é em decorrência de alguma situação específica.

 

No caso da TAG, o diagnóstico é dado por um psiquiatra, após exames, análise e observação de diversos fatores.

Acontecimentos do dia a dia podem gerar frustração.

 

Quando esse for o sentimento, entender o que o causou pode ser de grande ajuda; se foram expectativas e que tipo de atitudes podem melhorar isso. 

 

Dar um novo significado para essa frustração pode ser um ponto de mudança.

Quando a tristeza te aflige…

 

Pense no que está causando esse vazio emocional, busque atividades simples que tragam leveza na alma e a sua rotina, seja estar em contato com um ambiente mais tranquilo como na natureza, sair com amigos ou com um animal de estimação.

 

Depressão não é tristeza.

 

Uma condição que sempre é confundida com tristeza e que também pode levar a busca por alívio na comida é a depressão. E ela precisa de diagnóstico e acompanhamento psicológico e médico para que o tratamento tenha o resultado desejado. Ainda sim, além do tratamento, atividades que tragam alívio e tranquilidade ajudam a manter a cabeça longe do foco de comer o tempo todo.

Como quebrar esse ciclo?

 

É importante entender essas emoções, como e quando elas acontecem, e o que faria você se sentir melhor. Lembre-se que o excesso de comida pode te deixar ainda mais desconfortável e até causar uma compulsão ou um problema de saúde mais grave.

 

Sempre que sentir necessidade, peça ajuda de um especialista para te orientar e entender o que pode te ajudar a sair desse ciclo, muitas vezes esses sentimentos são causados por desequilíbrios no organismo. Por isso, é importante entender as necessidades para cada caso.

 

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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