Para que serve a Vitamina B12?

Ela é uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano, ajuda o nosso sistema nervoso, e é essencial para a nossa saúde. Descubra para que serve a vitamina B12 em nosso organismo.

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12 ou cobalamina, se apresenta no organismo como metilcobalamina, que é uma coenzima necessária para o metabolismo das células reprodutivas, proteção dos nervos, multiplicação das células, sintetização do DNA (material genético), produção de neurotransmissores e energia, produção da série vermelha do sangue, redução da homocisteína (indesejável) e metabolismo protéico.

Para que serve a vitamina B12? Quais seus benefícios?

A vitamina B12 tem como principal função ajudar na formação das hemácias, para que formem-se de maneira saudável. E as hemácias são as responsáveis pela oxigenação do nosso corpo, então a vitamina é essencial.

 

Mas não para por aí, ela traz diversos benefícios para o nosso corpo, muitos que são bem perceptíveis quando há a deficiência dessa vitamina.

 

Entre os benefícios conhecidos da vitamina B12 estão:

  • Mais energia ao corpo, ajudando a melhorar o condicionamento físico
  • Ajuda na metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras
  • Ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer, e outras doenças relacionadas ao sistema nervoso
  • Ajuda a estabilizar o humor
  • Contribui para a prevenção da anemia megaloblástica

É muito boa para idosos

Os benefícios estão diretamente ligados ao sistema nervoso, mantê-lo ativo e saudável é necessário para idosos envelhecerem de forma saudável, já que a degradação dele é algo normal com o passar dos anos.

Sintomas da deficiência de vitamina B12

Os sintomas mais comuns para a deficiência da vitamina B12 são:

  • Formigamento em pés e mãos
  • Anemia (megaloblástica)
  • Ausência de concentração
  • Fadiga, cansaço crônico, tonturas e fraquezas
  • Falha da memória, demência e Alzheimer
  • Risco de depressão
  • Infertilidade / abortos de repetição
  • Esclerose múltipla
  • Doenças bucais
  • Aumento de homocisteína

A falta da cobalamina no nosso organismo, pode causar sérias lesões ao sistema nervoso, já que pode levar a morte de neurônios, por isso está ligada a problemas relacionados a saúde mental.

Alimentos ricos em de vitamina B12

A vitamina está presente em boa partes dos alimentos que faz parte da alimentação das pessoas, como: carnes vermelhas, principalmente em sardinhas , atum, cordeiro, fígado de frango, ovos e queijos.

 

Existem no mercado muitos suplementos de vitamina B12 ou complexos com diversas vitaminas em cápsulas, mas é preciso cuidado, não é recomendado utilizar sem acompanhamento profissional.

Nível recomendado e o excesso de vitamina B12

O nível recomendado e indicado é acima 500pg/ml, a deficiência pode causar problemas, no entanto o excesso não é prejudicial já que a vitamina fica armazenada e vai sendo utilizada conforme a necessidade do corpo.

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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