Os incríveis benefícios da Coenzima Q10: Para que serve e como tomar.

A coenzima Q10 é uma substância produzida pelo corpo com propriedades antioxidantes fundamentais para a produção de energia nas mitocôndrias das células, essencial para o funcionamento do organismo.

 

Podendo ser obtida a partir da ingestão de alimentos, como soja, amêndoas, amendoins, nozes, legumes verdes, como espinafres e brócolis, carnes de frango e peixes, por exemplo.

 

Essa enzima precisa ser sempre mantida em níveis saudáveis, devido às funções que desempenha no organismo e, é claro, aos benefícios que apresenta para a saúde. Alguns dos seus benefícios são:

Auxilia a melhorar o desempenho durante exercícios físicos

 

Fundamental para produzir energia (ATP) nas células, a coenzima Q10 é essencial para o funcionamento do organismo e, consequentemente, para a prática de exercícios. Além disso, reduz o estresse oxidativo, que afeta a função muscular, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga.

Diminui as chances de doenças cardiovasculares

 

A coenzima Q10 previne a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e contribui para melhorar a função cardíaca.

 

Algumas pessoas com colesterol elevado, que tomam remédios como estatina, podem sofrer uma diminuição de coenzima Q10 como efeito colateral. Nestes casos, é importante reforçar a sua ingestão através da alimentação ou de suplementos segundo a orientação médica.

Ajuda a desacelerar o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 quando aplicada na pele ajuda a protegê-la dos danos oxidativos causados por radicais livres, além de fornecer energia. Além disso, quando presente em cremes, auxilia na proteção dos danos causados pelo sol e do desenvolvimento de câncer de pele.

Pode ajudar a melhorar as funções cerebrais 

Com o avanço da idade, os níveis de coenzima Q10 tendem a diminuir e deixar as células mais suscetíveis a danos oxidativos, principalmente no cérebro, devido à presença de níveis elevados de ácidos gordos e oxigênio. Nesse caso, a suplementação com coenzima Q10, pode ajudar a repor os níveis saudáveis desta molécula, fornecendo energia às células do cérebro e evitando danos oxidativos, diminuindo a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Contribui para melhorar a fertilidade

A suplementação com coenzima Q10, pode contribuir para melhorar a fertilidade, já que foi comprovado que protege o esperma do homem e os óvulos na mulher dos danos oxidativos, a dica vale principalmente para casais com idade mais avançada que pretendem engravidar.

Auxilia na prevenção do câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 ajuda a proteger o DNA celular dos danos oxidativos, contribuindo para a prevenção de doenças como o câncer.

Alimentos ricos em coenzima Q10

  • Legumes verdes, como espinafres e brócolis;
  • Frutas como laranjas e morangos;
  • Leguminosas como soja e lentilha;
  • Frutas secas como amendoim, nozes, pistache e amêndoas;
  • Carnes como carne de porco, frango e fígado;
  • Peixes ricos em gordura boa como truta, cavala e sardinha.
  • É importante saber que para usufruir dos benefícios da coenzima Q10, estes alimentos devem ser integrados a uma dieta saudável e variada, de acordo com orientação profissional.

Como fazer a suplementação da coenzima Q10

 

Em alguns casos, quando recomendado por médicos ou nutricionistas, pode ser benéfico tomar suplementos com coenzima Q10, que podem ser facilmente encontrados em farmácias. Existem diferentes suplementos que podem conter apenas esta substância, ou ter uma associação com outras vitaminas e minerais.

 

Além disso, já existem cremes com coenzima Q10 na composição, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/os-incriveis-beneficios-da-coenzima-q10-para-que-serve-e-como-tomar/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.9 / 5. Contagem de Votos 63

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram