O que é a Síndrome Metabólica e como controlar essa condição?

Você já ouviu falar da Síndrome Metabólica? Saiba do que se trata, o que ela causa e como tratar.

 

A Síndrome Metabólica é, na verdade, uma combinação de critérios que podem levar a complicações maiores se não for tratada da forma correta. Uma dessas complicações pode ser um aumento no risco de problemas cardiovasculares, por exemplo.

 

Os critérios para que a Síndrome Metabólica ocorra são a hipertensão, triglicerídeos altos, baixo nível de colesterol HDL, obesidade e resistência à insulina. 

 

Para que a Síndrome se instale é necessário que o paciente apresente 3 desses problemas simultaneamente. 

 

A base da Síndrome Metabólica é a resistência à insulina, que causa um comprometimento sistêmico. Por isso, essa síndrome não tem um único tratamento, mas sim uma combinação de estratégias para diminuir as consequências e controlar os fatores de risco.

 

Qual o tratamento?

 

Há várias formas de controlar e tratar essa condição, mas para determinar o melhor caminho é preciso consultar um médico especialista em nutrologia e fazer os exames solicitados para que o diagnóstico seja preciso e, por consequência, o tratamento.

 

A Nutrologia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças nutroneurometabólicas. Além de proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente, a nutrologia permite identificar problemas mais sérios mesmo antes do surgimento dos primeiros sintomas, favorecendo o tratamento precoce e aumentando as chances de cura.

 

Além da orientação médica, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a controlar os problemas da síndrome e proporcionar uma qualidade de vida melhor. Os hábitos são:

 

  • Ter uma alimentação adequada;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar álcool e cigarros;
  • Perder peso.

 

Com esses hábitos inseridos no seu dia a dia, fica mais fácil de se ter uma boa qualidade de vida e evitar o surgimento ou agravamento da Síndrome Metabólica.

 

Mas lembre-se de um ponto importante: ter o acompanhamento de um especialista no assunto, para que ele possa te auxiliar e dar todo o suporte necessário nesse processo é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido e você possa ter mais saúde e qualidade de vida.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/o-que-e-a-sindrome-metabolica-e-como-controlar-essa-condicao/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.8 / 5. Contagem de Votos 245

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram