Você já ouviu falar da Síndrome Metabólica? Saiba do que se trata, o que ela causa e como tratar.
A Síndrome Metabólica é, na verdade, uma combinação de critérios que podem levar a complicações maiores se não for tratada da forma correta. Uma dessas complicações pode ser um aumento no risco de problemas cardiovasculares, por exemplo.
Os critérios para que a Síndrome Metabólica ocorra são a hipertensão, triglicerídeos altos, baixo nível de colesterol HDL, obesidade e resistência à insulina.
Para que a Síndrome se instale é necessário que o paciente apresente 3 desses problemas simultaneamente.
A base da Síndrome Metabólica é a resistência à insulina, que causa um comprometimento sistêmico. Por isso, essa síndrome não tem um único tratamento, mas sim uma combinação de estratégias para diminuir as consequências e controlar os fatores de risco.
Há várias formas de controlar e tratar essa condição, mas para determinar o melhor caminho é preciso consultar um médico especialista em nutrologia e fazer os exames solicitados para que o diagnóstico seja preciso e, por consequência, o tratamento.
A Nutrologia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças nutroneurometabólicas. Além de proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente, a nutrologia permite identificar problemas mais sérios mesmo antes do surgimento dos primeiros sintomas, favorecendo o tratamento precoce e aumentando as chances de cura.
Além da orientação médica, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a controlar os problemas da síndrome e proporcionar uma qualidade de vida melhor. Os hábitos são:
Com esses hábitos inseridos no seu dia a dia, fica mais fácil de se ter uma boa qualidade de vida e evitar o surgimento ou agravamento da Síndrome Metabólica.
Mas lembre-se de um ponto importante: ter o acompanhamento de um especialista no assunto, para que ele possa te auxiliar e dar todo o suporte necessário nesse processo é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido e você possa ter mais saúde e qualidade de vida.