O envelhecimento é um processo natural que causa a diminuição da atividade celular e da produção de algumas proteínas, como o colágeno, por exemplo, responsável pela elasticidade da pele e dos tecidos.
Mas o processo de envelhecimento ocorre de forma individual, ou seja, cada um tem o seu processo. Por isso, é comum ver pessoas da mesma idade com aparências completamente diferentes, uns com a aparência mais jovem, outros com aspecto mais envelhecido.
Os Telômeros são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos. O encurtamento destas células está relacionado com o envelhecimento, com os hábitos de cada indivíduo, e fazem parte do ciclo natural da vida.
O envelhecimento acelerado de nossas células e a diminuição de nossa idade biológica são afetados pelo nosso estilo de vida. O estresse oxidativo é causado por maus hábitos de vida.
Apesar da pergunta parecer óbvia, é sempre importante reforçar quais são os hábitos que você deve evitar.
Esses são só alguns exemplos de hábitos ruins que podem, e certamente vão, acelerar o seu processo de envelhecimento.
Eliminar esses hábitos da sua rotina é o primeiro passo para começar a diminuir a velocidade do envelhecimento. A Nutrologia enfatiza a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica. Com isso, consegue prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar. Lembre-se, você não vai parar o envelhecimento, mas vai poder retardar esse processo.
Já a Medicina Preventiva reúne um conjunto de técnicas e estratégias de prevenção resultantes em intervenções precoces no curso de possíveis doenças, agindo de forma proativa, trabalhando para eliminar riscos que apontam o surgimento ou até mesmo o agravamento de uma determinada enfermidade que possa acelerar o seu processo de envelhecimento.
Quer envelhecer bem? Repense seus hábitos e peça orientações de um especialista.