Quem aí fica irritado quando não dorme bem? Tudo parece mais difícil, o corpo não responde como nós gostaríamos e estamos acostumados. Na verdade, é mais fácil falar o que não acontece quando não dormimos bem, não é?
Isso tudo acontece porque a falta de sono de qualidade desregula todo o nosso organismo e ele vira uma bagunça.
O sono é o momento onde o corpo descansa e se recupera de todo o desgaste do dia. Além do descanso, é durante o sono que colocamos o nosso corpo em “modo de reparo”.
Esse modo de reparo, nós também chamamos de sono reparador e ele serve, principalmente, para eliminar os radicais livres que circulam em nosso organismo. Durante esse sono, os espaços cerebrais se abrem para que o sistema venoso e linfático cerebral remova esses radicais livres.
Mas se o sono não for bom, não for reparador, se ele não permite que o sistema de reparo atue, isso faz com que os radicais livres se acumulem.
Para entender melhor como os radicais livres afetam o seu corpo, é importante saber o que eles são.
Radicais livres são moléculas cujos átomos possuem um número ímpar de elétrons. Esta molécula incompleta é capaz de capturar elétrons de proteínas que compõem a célula, para recuperar o número par.
Assim se inicia uma reação em cadeia. A molécula desfalcada se torna um novo radical e vai em busca de um elétron da molécula vizinha, e assim por diante.
Praticamente todos os nossos sistemas celulares geram radicais livres durante o dia. E eles geram alguns problemas. Um dos principais é o envelhecimento das células e do nosso organismo.
Há muitos anos estudamos estratégias para retardar o envelhecimento e melhorar a saúde dos seres humanos: dietas, alimentos, suplementos, exercícios, técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse e, com toda a certeza, uma noite de sono reparador é um dos pilares mais importantes para cumprir esse objetivo.
Simplificando: A noite é pra dormir, e é para dormir bem. Sem sono de qualidade não existe saúde de qualidade.
A Medicina Ortomolecular pode auxiliar a evitar uma série de doenças, pois elimina o excesso de radicais livres, toxinas e metais pesados, tornando o organismo com menos suscetível à inflamação.
Como resultado, a prática promove o equilíbrio no funcionamento do organismo, trazendo grandes mudanças na qualidade do seu sono, na vida do paciente, não somente física, mas também mental e emocional.