Nutrologia ortomolecular: O que é e qual importância para a saúde?

Nutrologia ortomolecular é uma especialidade da medicina que tem o objetivo de pesquisar e avaliar os benefícios da ingestão correta dos nutrientes no organismo, de forma que este conhecimento sirva como base para o diagnóstico das necessidades orgânicas de cada paciente. 

Além de ajudar na manutenção do peso e em uma vida mais equilibrada, esta área da medicina é fundamental para a prevenção de doenças, reforço da imunidade e tratamento de carências ou excesso de nutrientes no corpo. 

Quais as vantagens da nutrologia ortomolecular?

O acompanhamento de um profissional da nutrologia ortomolecular auxilia o paciente no acompanhamento do seu estado nutricional em diferentes etapas da vida, incluindo adolescência, fase adulta, gravidez, terceira idade, etc. Trata-se de uma especialidade muito abrangente que permite compreender a fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas à falta de consumo de certos nutrientes.

Em outras palavras, podemos afirmar que a nutrologia traz diversos benefícios para quem busca melhor qualidade de vida, mais disposição no dia a dia e uma longevidade saudável. Tudo isso porque ela contribui para a eliminação da inflamação crônica causada pela presença excessiva de radicais livres em nosso corpo

Em quais tipos de problemas a nutrologia ortomolecular atua?

De forma resumida, a nutrologia ortomolecular pode oferecer resultados satisfatórios nas seguintes condições:

  • Tratamento do Sobrepeso e Obesidade
  • Terapia para retardo do envelhecimento
  • Tratamento dos sintomas da Menopausa
  • Suplementação para praticantes de atividade física
  • Suplementação nutricional para pacientes submetidos a cirurgia bariátrica
  • Suplementação para fortalecimento da memória e concentração
  • Modulação Hormonal Bioidêntica
  • Indisposição e adinamia
  • Desinteresse sexual em homens e mulheres
  • Acompanhamento de tratamentos para depressão e ansiedade
  • Fadiga crônica

O acompanhamento médico para tratar e prevenir as doenças nutricionais também é importante para os casos mais simples, como por exemplo em situações de anemia ferropriva, carência de vitamina D e outras substâncias. A nutrologia ortomolecular também atua de forma significativa em condições ainda mais complexas, incluindo obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, doenças auto-imunes, osteopenia, osteoporose, etc.

Como funcionam os tratamentos na nutrologia ortomolecular?

O diagnóstico e o tratamento serão indicados ao paciente após avaliação clínica, exames laboratoriais completos, exames de imagem e análise do comportamento alimentar do indivíduo. 

Após checar essas informações, o médico poderá indicar suplementação, mudança na dieta, uso de medicamentos específicos, protocolos injetáveis, modulação hormonal, entre outras terapias. 

Por ser algo extremamente individualizado, cada tratamento é específico e cabe ao paciente seguir todas as recomendações para que seu quadro evolua adequadamente a cada consulta. Geralmente, o retorno ao consultório é feito mensalmente ou a cada três meses, sempre de acordo com cada situação e protocolo indicado.

Para esclarecer outras dúvidas e conhecer todos os benefícios da nutrologia ortomolecular, entre em contato com um profissional especializado e tenha uma saúde mais fortalecida. Com certeza, isso fará total diferença em seu desempenho físico e mental.

E lembre-se: as dietas inadequadas para emagrecimento rápido ou a falta de orientação profissional podem trazer danos sérios ao nosso corpo. Sendo assim, use a responsabilidade para fazer as melhores escolhas para o seu organismo.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/nutrologia-ortomolecular-o-que-e-e-qual-importancia-para-a-saude/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.9 / 5. Contagem de Votos 38

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram