Malefício do Açúcar

Ter uma vida saudável envolve adotar um estilo de vida equilibrado e buscar orientações médicas para tomar as decisões mais corretas para o seu corpo. Você já pensou em como o açúcar e seus malefícios são prejudiciais para o emagrecimento? Muito mais do que isso, o uso inadequado dessa substância pode resultar em problemas graves, como diabetes, colesterol alto, gastrite, retenção de líquidos e prisão de ventre.

A Organização Mundial da Saúde estima que o consumo de refrigerante e sucos industrializados, que são ricos em açúcares, está na lista das principais causas de obesidade na atualidade. Os doces, como balas, bolos, tortas e pudins, são carboidratos muito calóricos e ricos em gordura. Quando o paciente exagera na quantidade ingerida, o excesso acaba virando gordura acumulada no corpo. 

Além de gerar uma possível insatisfação com a aparência, o acúmulo de gordura corporal pode levar a hipertensão, doenças cardíacas e queda da imunidade. O açúcar também prejudica a absorção de nutrientes importantes para o corpo, como o cálcio e o ferro.

Outro ponto de atenção é que o consumo exagerado de açúcar refinado favorece o envelhecimento precoce. Tudo isso resulta em mais flacidez e no envelhecimento da pele. Sem falar que, em alguns casos, a pele fica mais oleosa e com facilidade para ter acne e espinhas.

Açúcar causa cáries nos dentes

O consumo exagerado de açúcar, especialmente em crianças, traz danos também para a saúde bucal. Muitos dentistas afirmam que, quanto mais tempo a pessoa passa ingerindo doces e guloseimas, maior será o dano causado aos dentes.  

O que é diabete e quais os tipos?

Quando o assunto é diabetes, seja diabetes do tipo 1 ou 2, cuidar da alimentação, tomar a medicação corretamente e fazer consultas médicas são hábitos essenciais. O diabetes é um problema que afeta cerca de 14 milhões de pessoas no país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

O diabetes tipo 1 ocorre quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células passam por um processo de destruição autoimune. Dessa forma, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O resultado é que a glicose do corpo fica acumulada no sangue ao invés de ser transformada em energia. 

Geralmente, essa doença aparece ainda na infância ou adolescência. O tratamento é feito com uso de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no organismo. 

Muito comum em adultos, o diabetes tipo 2 é uma doença crônica em que o organismo não consegue usar corretamente a insulina, afetando a forma como o corpo metaboliza a glicose. O paciente com diabetes tipo 2 costuma ter resistência aos efeitos da insulina, que é hormônio responsável por regular a entrada de açúcar nas células. Quando não tratado corretamente, o problema pode levar à morte. Dependendo de casa caso, o tratamento é feito com controle alimentar e uso de remédios para controlar a glicose.

É muito comum as pessoas se questionarem se a diabetes tipo 2 tem cura. O que acontece, na verdade, é que a doença pode ser controlada se o indivíduo diminuir o peso e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Mas, se o paciente ganhar muito peso e não cuidar da alimentação, a doença voltará a dar sinais a médio ou longo prazo. A deficiência de vitamina D também pode resultar em casos de diabetes. 

Há ainda a diabetes tipo 3, que está relacionada à resistência da insulina no cérebro do paciente. Diferentemente do que ocorre no tipo 2, em que a resistência à insulina ocorre no corpo todo, o tipo 3 pode resultar na degeneração dos neurônios 

O profissional de saúde irá orientar o paciente a evitar alimentos que contêm açúcar ou indicar qual é o açúcar mais saudável para ser consumido. A melhor forma de prevenção é sempre fazendo exames de sangue periodicamente e buscando tratamento logo nos primeiros sintomas.

Como os malefícios evoluem ao longo do tempo?

O primeiro passo para ter uma vida mais saudável e evitar hábitos que prejudiquem sua saúde é marcar uma consulta com um médico. É necessário também fazer exames para que o profissional avalie suas taxas. A medicina preventiva é uma área da saúde que atua na prevenção de doenças e na conscientização dos pacientes. 

Muito mais do que tratar problemas do corpo, o objetivo da medicina preventiva é pensar em ações que evitem o aparecimento de enfermidades e valorizem uma rotina mais equilibrada. 

Como já foi relatado, o uso exagerado de açúcar está relacionado a diversas alterações no metabolismo. O excesso desse item tão comum na mesa dos brasileiros é uma das principais causas de complicações de diabetes. A longo prazo, podem ocorrer deficiências nutricionais, aumento do peso e comprometimento do pâncreas.

Muitas pesquisas médicas já comprovaram também que o consumo de doces vicia o cérebro, já que o açúcar estimula a produção do hormônio dopamina, responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Por isso, muitas pessoas ficam viciadas em comer doces e só conseguem ficar felizes depois de ingerir algum tipo de guloseima. 

A ingestão incorreta de açúcar também causa problemas de memória, dificuldades de concentração e diminuição no rendimento. Há ainda casos em que o açúcar favorece quadros de ansiedade e estresse.

Tipos de açúcar mais saudável 

Quer saber qual o tipo de açúcar mais saudável ou como substituir o açúcar em sua rotina? O melhor caminho é evitar alimentos industrializados como doces, biscoitos recheados, refrigerantes etc. 

Outra boa opção para substituir o açúcar branco é usar o açúcar demerara ou mascavo. Para termos noção, a regra básica é muito simples: quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas, sais minerais e nutrientes ele tem. Isso acontece porque ele não passou por um processo intenso de refinamento, ficando mais perto do seu estado bruto.

Sendo assim, vale saber que o açúcar refinado, que usamos frequentemente na cozinha, apresenta quantidade inferior de vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo. 

Agora que você já sabe os malefícios do açúcar, que tal marcar uma consulta para tirar todas as dúvidas e começar a sentir os benefícios da medicina preventiva em sua vida?

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/maleficio-do-acucar/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.5 / 5. Contagem de Votos 42

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram