Sempre em busca de oferecer as melhores opções de terapias em medicina preventiva e disseminar conteúdo de qualidade para os pacientes, a Dra. Larissa Diniz participou de uma entrevista no canal Vitaminas com Você, no YouTube, no mês de novembro de 2019.
De um jeito bastante objetivo e esclarecedor, a especialista respondeu a perguntas sobre suplementação e mostrou como a medicina preventiva vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Na entrevista, ela também ressaltou que, para conseguir bons resultados com o uso de vitaminas, é importante ter uma vida equilibrada e seguir as orientações de um profissional de saúde.
Isso porque o médico possui o conhecimento necessário sobre cada tipo de complementação e saberá analisar com precisão os resultados dos exames de cada paciente, trabalhando de forma mais assertiva para tratar as carências e excessos do organismo.
Larissa explica que existe hora certa e maneira adequada para ingerir vitaminas e outros tipos de suplementos, de forma que o organismo absorva melhor esses nutrientes.
Não é indicado, por exemplo, ingerir todas as vitaminas de uma única vez pela manhã. Para ter eficácia, é necessário tomá-las da maneira recomendada pelos médicos, porque muitos nutrientes acabam inibindo o efeito do outro.
Esse tipo de vitamina tem melhor absorção com alguma fonte de gordura. O mais adequado é consumi-las durante o almoço. As vitaminas mais famosas são as A, D, E e K, que são as mais usadas e indicadas na suplementação.
“É importante ingerir essas vitaminas com fontes de gorduras boas. Deve-se evitar alimentos industrializados ou fontes de gorduras ruins. Frituras ou salgadinhos, por exemplo, estão proibidos”, destaca Larissa.
Como o próprio nome diz, a vitamina hidrossolúvel deve ser consumida com algum tipo de líquido. A vitamina C é uma das mais comuns e, geralmente, ela já é vendida de forma efervescente para ser diluída na água de forma prática. Há ainda as vitaminas do complexo B, como a vitamina B12 e B9, que devem ser consumidas com líquidos para garantir a melhor absorção.
“O café atrapalha a absorção das vitaminas. Por isso, a recomendação é não ingerir o famoso cafezinho logo após as refeições porque ele imune a absorção dos nutrientes. O ideal é esperar uns 40 ou 50 minutos após o almoço”, explica a médica.
Sobre os minerais, o magnésio deve ser tomado junto com cálcio. “Eles dois juntos atuam de forma mais eficiente nos ossos e nas artérias. O zinco, o cobre e o fósforo são outros exemplos de minerais que nosso organismo não produz e por isso devemos optar pela suplementação”, diz.
Na entrevista, Larissa falou sobre alimentos comuns ao nosso dia a dia e como podemos melhorar a absorção das vitaminas presentes neles. Uma dica é comer uma rodela de abacaxi depois de um churrasco. A fruta ajuda bastante na absorção dos nutrientes da carne.
“Outra sugestão muito boa para o nosso cotidiano é comer feijoada, que é uma fonte de ferro, com laranja. A vitamina C ajuda na absorção do ferro. O tomate deve ser consumido azeite ou outra fonte de gordura boa para ajudar na sua função oxidante. O limão também tem muita vitamina C e é muito digestivo”, explica.
Ao falar sobre jejum intermitente, Larissa Diniz disse que a orientação é quebrar o jejum com alimentos saudáveis e com gordura boa. E em seguida usar os suplementos conforme a orientação médica. “Essa dica é válida para evitar que os pacientes tenham azia ou mal-estar”, finaliza.
Larissa é médica, pós-graduada em Medicina Integrativa e Preventiva – Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase Endócrina – Prevenção e Tratamento de Doenças Relacionadas à idade.
Com ampla experiência na área da Medicina da Saúde, a especialista trata doenças crônicas, autoimunes, metabólicas, hormonais e câncer, sempre buscando entender as causas de cada problema e oferecer atendimento personalizado.
Larissa possui vários cursos e tem amplo conhecimento nas especialidades: emagrecimento ortomolecular, desintoxicação, performance física, saúde e bem-estar e saúde mental.
Veja a entrevista completa. Clique aqui!