L-Carnitina – Conheça os benefícios e como utilizar

Muito famosa por ser uma substância que auxilia o processo de emagrecimento e conhecida como “fat burner” (queimadora de gordura, em tradução literal) a L-carnitina é muito utilizada por frequentadores de academia. Mas ela realmente ajuda a emagrecer? Acompanhe neste artigo um pouco mais sobre ela.

A L-carnitina é um aminoácido contido em alguns alimentos e é naturalmente sintetizado pelo nosso organismo. Sua principal função é levar as moléculas de gordura para dentro das mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular. Nesse local, a molécula de gordura é degradada e se transforma em energia para o funcionamento de todo o organismo.

Com base nessas informações, já seria possível afirmar que a L-carnitina de fato favorece o processo de emagrecimento. E para corroborar isso, vamos ilustrar como ela pode ajudar nesse processo. 

Uma molécula de glicose (ou algum outro açúcar como a frutose) fornece para a célula a quantidade de 2 moléculas de ATP (sigla para Adenosina tri-fosfato, o combustível da célula, digamos assim). Já uma molécula de gordura, quando degradada no processo de respiração celular, proverá 36 moléculas de ATP. 

Isso faz com que os níveis de energia resultantes da degradação de moléculas de gordura, que a L-carnitina ajuda a favorecer, seja maior e, por consequência, melhora os níveis de energia e desempenho nas tarefas do dia a dia e também nas atividades físicas.

 

Onde encontrar a L-carnitina naturalmente?

Apesar de a suplementação ser uma prática bastante difundida, principalmente por frequentadores de academias, é possível encontrar L-carnitina nos alimentos.

O aminoácido é encontrado em laticínios e carne, especialmente a vermelha. Além disso, o abacate e os grãos de soja também fornecem L-carnitina, porém em quantidades menores.

 

Suplementar ou não suplementar: eis a questão

Antes de você pesquisar como tomar a L-carnitina, é preciso que você entenda que nenhuma suplementação deve ser feita sem o acompanhamento médico, com a realização de exames para adequar a suplementação às suas necessidades.

A L-carnitina, quando ingerida em altas doses e/ou por períodos prolongados, pode causar náuseas, cólicas abdominais, vômitos ou diarreia, por exemplo.

A suplementação de L-carnitina é indicada, principalmente, para pessoas vegetarianas/veganas, onde as principais fontes do aminoácido não fazem parte da dieta regular. Entretanto, ela pode ser feita por todas as pessoas que pretendem aumentar os níveis dessa substância no organismo para potencialização da queima de gordura.

Os suplementos de L-carnitina podem ser encontrados em farmácias e lojas especializadas e está disponível em cápsulas ou em pó para diluição com diferentes tipos de sabor.

 

Vou fazer a suplementação, como devo tomar?

De maneira geral, a dose recomendada varia entre 2 a 6 gramas por dia. A quantidade exata, a frequência e o período em que a suplementação será feita deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, após avaliação do histórico, exames e a necessidade do paciente.

A L´carnitina deve ser tomada sempre de manhã, ou antes, dos treinos, já que é necessário fazer atividade física para que o organismo faça a utilização adequada do aminoácido.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/l-carnitina-conheca-os-beneficios-e-como-utilizar/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.4 / 5. Contagem de Votos 356

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram