Insulina alta, e agora?

Insulina alta, e agora?

A insulina é o hormônio responsável por realizar o transporte da glicose da corrente sanguínea para o interior das células para ser metabolizada e transformada em energia e, posteriormente, utilizada nas atividades do dia a dia.

Se você fez um exame de sangue e o valor da insulina apareceu mais alto do que deveria, você por estar com uma condição chamada hiperinsulinemia, cuja causa mais comum é a resistência insulínica, ou seja, a resistência à ação do hormônio.

Essa é uma condição onde a insulina não consegue agir corretamente, assim quantidades crescentes do hormônio são necessárias para que a resposta biológica normal seja alcançada, de modo a evitar hiperglicemia, sendo uma alta da taxa de glicose disponível na corrente sanguínea.

Este problema está intimamente relacionado com a obesidade e sobrepeso, sedentarismo, dieta rica em carboidratos, síndrome metabólica e síndrome dos ovários policísticos. Todas essas situações podem levar a hiperinsulinemia e se ela não for detectada a tempo nem tratada, pode progredir para a Diabetes mellitus tipo 2.

Mas é importante frisar que é possível reverter esse quadro. O primeiro passo é manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e proteínas. Nesse quesito, o foco é sempre uma alimentação balanceada. Dietas restritivas só devem acontecer se houver orientação médica para isso.

Outro ponto importante para reverter esse quadro é a prática regular de atividade física. Isso ajuda a metabolizar a glicose presente no sangue e, consequentemente, diminui a insulina circulante. Além disso, a perda de peso e de gordura corporal também favorecem a melhora do quadro de alta da insulina. Aliado a tudo isso, vem a suplementação alimentar. Que deve ser feita apenas com orientação médica. 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/insulina-alta-e-agora/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.5 / 5. Contagem de Votos 33

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram