Importância do Sono que Não te Contaram sobre Dormir Pouco

Você sabia que brasileiros, japoneses e cingapurianos têm as noites de sono mais curtas do mundo? Segundo uma pesquisa recente, o nosso país está em terceiro lugar entre o que os cientistas consideram uma crise de sono global.

Sabe o que isso significa pra você, na prática?

Que problemas considerados mera “indisciplina”, como falta de foco, procrastinação, memória fraca, indisposição, e até questões emocionais e mentais sérias, estão diretamente ligadas ao não cumprimento de uma boa noite de sono.

Sem contar as doenças sérias, como diabetes e hipertensão, que podem ter ligação direta com a privação do sono.

Ou seja, desprezar a sagrada “hora de dormir”, indo para a cama tarde e acordando cedo no dia seguinte, pode destruir a sua carreira profissional, comprometer seus estudos e até mesmo te tornar, aos poucos, uma pessoa infeliz e doente.

Parece sério, não é? É muito sério mesmo.

A saúde do seu corpo tem tudo a ver com sua vida prática e seus relacionamentos.

Acompanhe este artigo e aprenda como proteger suas noites de sono, para se livrar de problemas como estresse e até mesmo sobrepeso.

Qual a importância do sono nos dias atuais?

O sono é um dos pilares de uma boa saúde e qualidade de vida.


Se você não se alimenta ou não se hidrata bem, terá problemas sérios. Com o sono é a mesma coisa, entretanto ele é o mais desprezado.

Como mencionei anteriormente, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países que mais dormem mal, por isso vamos tratar este assunto com a seriedade que ele merece.

A maioria das pessoas já sabe de tudo isso, mas mesmo assim prolonga as horas de trabalho, cede a compromissos sociais ou insiste em estudar até muito tarde - mesmo que não consiga aprender ou memorizar nada, por conta da exaustão.

O que temos aqui? 

Estamos falando de hábitos, de um problema cultural.

O ser humano, enquanto animal, tem um relógio biológico que precisa ser respeitado, por mais que nossas rotinas conflitem com esse instinto natural.

Esta é a importância do sono que não muda com o passar dos anos.

Numa sociedade com discursos duvidosos, que pregam o trabalho sem descanso em nome de um suposto sucesso - muitas vezes apenas para parecer ser melhor do que os outros - é preciso exercitar o pensamento crítico e o bom senso.

Por isso, ao se deparar com discursos imperativos, como “trabalhe enquanto eles dormem”, lembre-se de que isto não é nada científico.

Para viver com mais qualidade, inclusive com sucesso profissional, você precisa respeitar o seu sono assim como se dedica ao foco durante o horário de trabalho.

Casa coisa em seu tempo, quando unidas, potencializam as suas capacidades.

Importância do sono: quais são os riscos para a saúde em dormir pouco ou não dormir bem?

Atualmente temos vários estudos que demonstram como o sono é fundamental para a saúde.

O momento do descanso do corpo - além de ser uma atividade prazerosa - tem uma função reparadora, que influencia no funcionamento de sistemas como o nervoso, cardíaco e endócrino.

Enquanto você sonha, uma série de substâncias benéficas são liberadas pelo corpo.

  • Como o hormônio GH - hormônio do crescimento - que é liberado durante as primeiras horas do sono, o período conhecido como o sono mais profundo. 

Em contrapartida, estudos mostraram que não aproveitar os benefícios do sono, podem prejudicar a sua saúde, gerando até estresse e sobrepeso.

Consequências da privação e restrição do sono:

  • Aumenta os níveis de cortisol e ACTH - hormônios relacionados ao estresse;
  • Podem provocar prejuízos cognitivos, como irritabilidade, falhas de memória e falta de foco, além do famoso cansaço no dia seguinte;
  • Contribui para a maior ingestão de alimentos, por causa da redução de leptina (hormônio que promove saciedade) e aumento de grelina (hormônio que aumenta a fome);
  • Produz alterações do humor e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento;
  • Também compromete a resposta imune, deixando seu corpo mais vulnerável a ameaças externas; 

Ou seja, quando as noites mal dormidas se tornam um hábito, isto compromete direta e indiretamente a resistência do seu corpo e afeta seu bem estar.

Importância do sono: como se proteger dos maiores inimigos de uma boa noite de descanso

Algumas pessoas não tem uma boa noite de sono por negligência, outras realmente tem dificuldades para conseguir dormir.

A quantidade de horas de sono necessárias para se sentir bem varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas precisam de menos de seis horas, outras precisam de mais de nove horas de sono. 

Já em relação a qualidade do sono, alguns bons hábitos podem te ajudar a ter o descanso que o seu corpo precisa e merece. 

  • Evite ingerir estimulantes (chocolate, café, cigarro) e ter cochilos longos durante a tarde; 
  • Evite também a prática de exercícios físicos na parte da noite e luz excessiva, principalmente antes de dormir (como smartphones, tablets e TV); 
  • Ajude seu relógio biológico se expondo à luz solar, assim seu corpo automaticamente entrará em sincronia com os horários de descanso mais saudáveis para ele; 
  • Preserve seu quarto como um local apenas para dormir, ou seja, não assista TV ou faça refeições nele - dessa forma seu corpo entrará no “modo de descanso” logo que você se recolher e evitará problemas com insônia;
  • Evite ingerir álcool, pois ele atrapalha a qualidade geral do sono e afeta a quantidade de sono do tipo REM, o mais importante para manutenção do sistema imune, nervoso central, entre outros;
  • Manter uma rotina, com o mesmo horário todos os dias para dormir e acordar, ajuda seu corpo a pegar no sono mais rápido e descansar melhor;
  • Alimentos pesados e gordurosos no jantar também devem ser evitados, pois exigem mais do sistema digestivo e compromete o sono;
  • Crie um momento de preparação para o sono, com atividades relaxantes para corpo e mente, como tomar um chá calmante ou fazer uma leitura leve;

Viu como tudo está ligado?

Quanto mais você cuida da sua alimentação e se preserva do uso excessivo de aparelhos eletrônicos, mais seu corpo terá saúde e você será genuinamente feliz.

São pequenas mudanças em seus hábitos, alimentares e cotidianos, que melhoram a qualidade do seu sono, e portanto te ajudam a ter a performance profissional e o corpo que você deseja.

Conheça mais benefícios da medicina preventiva e Agende Sua Consulta.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/importancia-do-sono-que-nao-te-contaram-sobre-dormir-pouco/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 63

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram