Você sabia que brasileiros, japoneses e cingapurianos têm as noites de sono mais curtas do mundo? Segundo uma pesquisa recente, o nosso país está em terceiro lugar entre o que os cientistas consideram uma crise de sono global.
Sabe o que isso significa pra você, na prática?
Que problemas considerados mera “indisciplina”, como falta de foco, procrastinação, memória fraca, indisposição, e até questões emocionais e mentais sérias, estão diretamente ligadas ao não cumprimento de uma boa noite de sono.
Sem contar as doenças sérias, como diabetes e hipertensão, que podem ter ligação direta com a privação do sono.
Ou seja, desprezar a sagrada “hora de dormir”, indo para a cama tarde e acordando cedo no dia seguinte, pode destruir a sua carreira profissional, comprometer seus estudos e até mesmo te tornar, aos poucos, uma pessoa infeliz e doente.
Parece sério, não é? É muito sério mesmo.
A saúde do seu corpo tem tudo a ver com sua vida prática e seus relacionamentos.
Acompanhe este artigo e aprenda como proteger suas noites de sono, para se livrar de problemas como estresse e até mesmo sobrepeso.
O sono é um dos pilares de uma boa saúde e qualidade de vida.
Se você não se alimenta ou não se hidrata bem, terá problemas sérios. Com o sono é a mesma coisa, entretanto ele é o mais desprezado.
Como mencionei anteriormente, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países que mais dormem mal, por isso vamos tratar este assunto com a seriedade que ele merece.
A maioria das pessoas já sabe de tudo isso, mas mesmo assim prolonga as horas de trabalho, cede a compromissos sociais ou insiste em estudar até muito tarde – mesmo que não consiga aprender ou memorizar nada, por conta da exaustão.
O que temos aqui?
Estamos falando de hábitos, de um problema cultural.
O ser humano, enquanto animal, tem um relógio biológico que precisa ser respeitado, por mais que nossas rotinas conflitem com esse instinto natural.
Esta é a importância do sono que não muda com o passar dos anos.
Numa sociedade com discursos duvidosos, que pregam o trabalho sem descanso em nome de um suposto sucesso – muitas vezes apenas para parecer ser melhor do que os outros – é preciso exercitar o pensamento crítico e o bom senso.
Por isso, ao se deparar com discursos imperativos, como “trabalhe enquanto eles dormem”, lembre-se de que isto não é nada científico.
Para viver com mais qualidade, inclusive com sucesso profissional, você precisa respeitar o seu sono assim como se dedica ao foco durante o horário de trabalho.
Casa coisa em seu tempo, quando unidas, potencializam as suas capacidades.
Atualmente temos vários estudos que demonstram como o sono é fundamental para a saúde.
O momento do descanso do corpo – além de ser uma atividade prazerosa – tem uma função reparadora, que influencia no funcionamento de sistemas como o nervoso, cardíaco e endócrino.
Enquanto você sonha, uma série de substâncias benéficas são liberadas pelo corpo.
Em contrapartida, estudos mostraram que não aproveitar os benefícios do sono, podem prejudicar a sua saúde, gerando até estresse e sobrepeso.
Consequências da privação e restrição do sono:
Ou seja, quando as noites mal dormidas se tornam um hábito, isto compromete direta e indiretamente a resistência do seu corpo e afeta seu bem estar.
Algumas pessoas não tem uma boa noite de sono por negligência, outras realmente tem dificuldades para conseguir dormir.
A quantidade de horas de sono necessárias para se sentir bem varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas precisam de menos de seis horas, outras precisam de mais de nove horas de sono.
Já em relação a qualidade do sono, alguns bons hábitos podem te ajudar a ter o descanso que o seu corpo precisa e merece.
Viu como tudo está ligado?
Quanto mais você cuida da sua alimentação e se preserva do uso excessivo de aparelhos eletrônicos, mais seu corpo terá saúde e você será genuinamente feliz.
São pequenas mudanças em seus hábitos, alimentares e cotidianos, que melhoram a qualidade do seu sono, e portanto te ajudam a ter a performance profissional e o corpo que você deseja.
Conheça mais benefícios da medicina preventiva e Agende Sua Consulta.