Exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância é bastante usado na medicina preventiva e nutrologia, e traz dados pertinentes para auxiliar o profissional da saúde na indicação de um tratamento adequado aos pacientes. 

De forma resumida, o exame de bioimpedância analisa a composição corporal do indivíduo, indicando a quantidade aproximada de músculo e gordura corporal.

Além de ser muito útil na medicina preventiva, a bioimpedância também costuma ser usada em academias ou em consultas de nutrologia para avaliar as necessidades e carências do paciente, assim como a evolução da sua composição corporal após a adoção de um plano alimentar e de treinos mais específicos. 

Como é feito o exame de bioimpedância?

Esse tipo de exame costuma ser feito com o uso de uma balança especial, como a InBody, Tanita ou Omron, que possui uma placa de metal capaz de conduzir correntes elétricas imperceptíveis pelo corpo do paciente, conseguindo, assim, fazer uma leitura da estrutura corporal e alcançar números aproximados.

Por serem mais específicas, essas balanças conseguem mostrar a quantidade de gordura, músculo, água e até as calorias gastas por cada pessoa durante o dia (TMB). Tudo isso levando-se em conta fatores como idade, sexo, altura, rotina de exercícios e outros dados que são acrescentados em algumas balanças como informação. 

Como ter resultados exatos no exame de bioimpedância?

Para garantir que o exame trará resultados corretos sobre o corpo do paciente, é importante seguir algumas orientações importantes, tais como:  

  • Não comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores ao procedimento.
  • Beber entre 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame, ou seja, estar com o corpo hidratado.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame.
  • Não passar creme nos pés ou nas mãos para não interferir na leitura do equipamento.
  • Usar roupas leves e poucas peças para garantir que os resultados sejam os mais exatos possíveis.

Além do peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), o resultado trará números relativos à massa gorda, massa magra, massa muscular, hidratação, densidade óssea, gordura visceral, e metabolismo basal.

Onde fazer o exame de bioimpedância?

Realizado em clínicas especializadas, este exame pode ter um certo custo para o paciente, mas vale a pena investir neste procedimento em virtude da precisão de informações que ele traz.

Além disso, muitas vezes o médico pode solicitar a realização de outros exames, como os laboratoriais (bioquímica básica, metais pesados, hormônios, função tireoidiana, vitaminas e minerais) e outros exames de imagem quando necessário e indicado, para complementar o diagnóstico e mensurar o quadro de saúde do paciente. 

Quais são os benefícios do exame?

Como explicamos, o exame de bioimpedância é bastante relevante para a medicina preventiva porque ajuda o médico a traçar um tratamento mais adequado para seus pacientes, sempre levando em consideração os níveis reais do corpo. 

Assim, é possível ter melhores resultados na prevenção de doenças, na perda de peso e em outros objetivos voltados para a saúde e bem-estar do paciente. 

Caso você tenha outras dúvidas sobre este exame ou queira realizá-lo, marque agora mesmo uma consulta com um profissional de confiança e fale sobre este assunto. Certamente, a bioimpedância trará muitas vantagens para quem busca prevenção, equilíbrio e qualidade de vida.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/exame-de-bioimpedancia/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 39

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram