Estresse adoece. Você sabia que o estresse pode desacelerar a resposta do sistema imune?

O estresse pode afetar e muito o nosso organismo e, dependendo do nível, até deixar a resposta do nosso sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo, mais lento, favorecendo o aparecimento de doenças.

 

O que é o estresse?

 

O estresse consiste em respostas do organismo a estímulos, desencadeado por fatores externos e internos. Ocorrem nas mais diversas situações, trabalho, relações pessoais, dificuldade para resolver determinado problema, etc.

 

Essa resposta é mediada por ação de hormônios, neurotransmissores e ativação do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, modulando respostas metabólicas, endócrinas e imunológicas.

 

Portanto, o estresse reduz a capacidade de proliferação e ação dos leucócitos, por meio da ação de hormônios sobre interleucinas, principalmente o cortisol, quando liberado cronicamente.

 

Isso significa, em linhas gerais, que os níveis de estresse pelo qual você é submetido estão diretamente relacionados com o aumento do risco de doenças autoimunes e piora dos sintomas.

 

Como evitar?

 

Evitar o estresse atualmente parece algo impossível. A rotina de trabalho, casa, família, problemas, boletos, etc… parece interminável e sempre são um gatilho. Além disso, traumas por situações vividas no passado também podem ser um gatilho para situações de estresse.

 

Então, o ideal é entender o que pode te causar estresse e, dentro do possível, evitar qualquer situação que possa ser um gatilho.

 

Dá para tratar diretamente a causa?

 

Antes de tudo, é preciso entender que a Medicina Integrativa visa avaliar sempre a pessoa por trás da doença, pois é a pessoa que precisa ser tratada e não sua doença, não seus exames. Com isso em mente, precisamos falar sobre o estresse e como ele pode afetar a sua saúde.

 

Através de uma equipe multiprofissional, a Medicina Integrativa visa promover a harmonia entre mente, corpo e espírito, a partir das necessidades específicas de cada paciente. Pois são diversas as formas que o estresse pode te afetar, desde uma pequena dor no pescoço até doenças mais graves e que podem levar a situações mais complexas. Então, além de tratar os sintomas, ou seja, as dores e incômodos que você sente, é preciso ir mais a fundo na busca por uma solução.

 

Com orientações corretas e acompanhamento adequado, é possível ter bem-estar e qualidade de vida. Agende sua consulta e comece a se cuidar agora mesmo!

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/estresse-adoece-voce-sabia-que-o-estresse-pode-desacelerar-a-resposta-do-sistema-imune/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.9 / 5. Contagem de Votos 216

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram