Quando você perde peso, seja qual for a quantidade, o corpo passa por algumas mudanças, algumas são aparentes, mas outras ocorrem a nível celular.
Essas mudanças que ocorrem dentro das células vêm acompanhadas por uma desaceleração da taxa metabólica de repouso, também conhecida como “adaptação metabólica”.
Apesar dessa adaptação atuar para combater a perda de peso, acredita-se que ela também possa contribuir para a recuperação do peso perdido e também no ganho de mais peso.
Há diversos estudos que comprovam que quando pessoas com obesidade são submetidas a dieta intensiva e exercício físico, há uma perda de gordura e uma preservação relativa da massa livre de gordura. Após um período, quando essas mesmas pessoas são avaliadas novamente, essa adaptação metabólica persistente é identificada.
Portanto, a perda de peso a longo prazo requer um combate contra a adaptação metabólica persistente que atua para contrariar os esforços contínuos para reduzir o peso corporal.
O exercício físico regular é crucial para manter o peso perdido, mas o acompanhamento médico é a chave para entender o seu metabolismo e as suas necessidades.
A Medicina Integrativa é uma abordagem que faz uso de vários tipos de medicinas, como a Medicina Preventiva, Nutrologia, Medicina Funcional e Medicina Ortomolecular. Dessa forma, o paciente é avaliado profundamente. Por meio de análises completas como o Exame de Mineralograma será possível identificar as necessidades e excessos do seu organismo e buscar o tratamento mais adequado ao seu caso.
Tudo isso é feito com o intuito de manter o seu metabolismo equilibrado, sempre favorecendo a melhora da qualidade de vida e o seu bem estar físico e mental.