Já falamos sobre como controlar e diminuir a ingestão de açúcar pode ser o fator-chave para aumentar a sua longevidade. Mas, muitas pessoas não conseguem por isso em prática por não entenderem com clareza a diferença entre o açúcar natural e o refinado ou dos alimentos que contém açúcar.
Para entender essas diferenças e começar a fazer mudanças na sua alimentação, vamos explicar um pouco melhor sobre elas.
Esse tipo de açúcar é aquele que encontramos nas frutas, vegetais e grãos de maneira geral. É um açúcar com menor concentração e densidade. Ele é um combinado de fibras, retardando sua absorção pelo sangue.
Um exemplo bem comum de açúcar natural é o mel, que também pode trazer consigo outras propriedades além de adoçar. Dependendo das plantas que as abelhas utilizaram para a sua produção, pode trazer propriedades que auxiliam no tratamento de gripes e outras doenças, por exemplo.
É um derivado dos açúcares naturais, já que passa por um processo de refinamento e clareamento para ficar branco e fino da forma como os achamos no mercado.
Está presente nas massas (como o macarrão), bolos e doces, pães, refrigerantes e alimentos processados na totalidade.
Esse, tem alta concentração e um valor nutricional nulo, o que faz com que sua absorção seja muito mais rápida. Com isso, os níveis de açúcar no sangue sobem na mesma velocidade, o que pode causar diversos problemas, incluindo a diabete.
Não é muito simples fazer a seleção de quais alimentos vão de fato fazer bem para a sua saúde. A Nutrologia é a prática médica que vai te ajudar a criar um hábito melhor para a escolha dos alimentos, uma rotina alimentar adequada conforme as suas necessidades, o que certamente terá um impacto na sua vida.
Escolher alimentos mais saudáveis e com valor nutricional maior vai ajudar seu organismo a se recuperar mais rápido de doenças, além de proporcionar mais longevidade e qualidade de vida.