Capitulo 1: Sono

Tempo de Leitura: 2 minutos

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Sono

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O emagrecimento de forma saudável está ligado a diferentes práticas, e o sono é um aliado fundamental neste processo.

Uma boa noite de sono ajuda o corpo e a mente a desempenhar melhor suas funções, inclusive na regulação do peso corporal. Entre diversos benefícios, a liberação de hormônios que regulam o crescimento, evitam o acúmulo de gordura, melhoram o desempenho físico, ajudam na prevenção da osteoporose, controlam a sensação de saciedade, liberam a insulina, diminuindo o hormônio do estresse, aumentando a autoestima e consequentemente a disposição para a prática de atividades físicas.

A Sociedade Brasileira do Sono (SBS) indica que 43% da população sofre com algum tipo de transtorno do sono, dentre elas a mais comum é a Insônia. Também são comuns: Síndrome das pernas inquietas, Jet lag, Narcolepsia, Terror noturno, Apneia obstrutiva do sono e Sonambulismo.

Dormir bem é uma condição necessária para termos uma boa saúde. Além de promover o descanso físico e mental, durante o sono acontece uma série de processos metabólicos, que se alterados, afetam todo o funcionamento do organismo e atrapalhando o processo de emagrecimento.

Dentre as funções que o sono tem a nos oferecer, podemos citar a restauração dos processos químicos e físicos do organismo deteriorados, a conservação de energia corporal, o estímulo do crescimento cerebral, exclusão de memórias indesejáveis e a consolidação da memória. Além do relaxamento do corpo, maior disposição e pele saudável.

A falta de sono leva à intensa necessidade de se alimentar, exclusivamente de açúcares, pois a dificuldade para se sentir saciado mesmo depois de comer uma alimentação abundante acarreta no consumo compulsivo e excessivo de comida. Neste período notamos a diminuição do tecido muscular magro, redução na capacidade de obter energia fornecida pelos carboidratos e decréscimos nas atividades físicas. Provocando cansaço no indivíduo, que passa a praticar menos exercícios, queimando menos calorias e reduzindo a absorção de carboidratos no metabolismo, que é um combustível essencial do organismo para se ganhar pesos. O fator físico também influi na liberação de açúcar no sangue. Com a falta de sono, o organismo aumenta as doses de açúcar no sangue, a fim de mascarar ou fugir do mal que o está afligindo. Esse processo aumenta as chances da pessoa engordar, pois o açúcar é convertido em gordura.Para conseguir usar o sono em benefício da saúde e perder calorias enquanto dorme não basta apenas dormir, é de grande importância que o sono seja completo e de qualidade. Por isso, o sono adequado para cada indivíduo é aquele que o faça se sentir bem ao acordar e bem disposto durante o dia sem sentir sonolento ou cansado antes do fim do dia.

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