Capitulo 1: Insônia

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Capitulo 1: Sono

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Insônia

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A insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono, o que acarreta em consequências nas atividades rotineiras e na saúde física.

O melhor horário para dormir é à noite, pois a melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal responsável pela regulação do sono, é secretada e possui melhor desempenho com o escurecer. Existem diferenças individuais que devem ser respeitadas tanto na quantidade de horas de sono como no fato de dormir mais cedo ou mais tarde. Quem sofre de insônia costuma não só trocar o dia pela noite como também dormir uma quantidade de horas inadequadas para o funcionamento do organismo. É comprovado que pessoas que dormem menos de seis horas tem índice de massa corporal (IMC) maior do que aqueles dormem entre 7 e 8 horas. É fundamental que tenhamos uma quantidade adequada de sono no período noturno.

Veja algumas dicas de alimentos que ajudam e os que devem ser evitados para uma boa noite de sono:

  • Carnes e gorduras: é importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil ingestão próximo ao horário de dormir, pois o processo de digestão após as 18h é mais lento e prejudicará o sono.
  • Estimulantes: alguns estimulantes, como cafeína e xantinas presentes em cafés, chás, refrigerantes derivados de cola, chocolates, guaranás e bebidas alcoólicas atrapalham a qualidade do sono e não devem ser consumidos até quatro horas antes de dormir.
  • Relaxantes: a banana, maracujá e o chá de camomila possuem características relaxantes e auxiliam no sono e na qualidade da noite.
  • Consumir mais fibras e proteínas: pois esses alimentos auxiliam a taxa de açúcar no sangue;
  • Alimente-se de pequenas porções: alimentos saudáveis de 3 em 3 horas durante o dia, este hábito ajuda acelerar o metabolismo;
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