Capitulo 1: Hidratação

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Capitulo 1: Sono

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Hidratação

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A água é o principal componente do corpo humano, responsável por transportar nutrientes, eliminar toxinas e regular a temperatura corporal, dentre outras funções; a água auxilia no processo de emagrecimento pelo fato da ingestão de água acelerar o metabolismo e ter um efeito termogênico, fazendo o corpo queimar mais calorias.

E não é só isso, beber água antes das refeições influencia a resposta de saciedade no cérebro, fazendo com que a pessoa precise comer menos para se sentir satisfeita. Entretanto, não basta tomar muita água todos os dias para emagrecer. Esse é um hábito que deve se somar à outras práticas saudáveis.

Além dos efeitos positivos para quem está em luta contra a balança, beber água favorece a digestão e deixa a pele mais bonita, evitando o aparecimento de sinais de envelhecimento. Para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental ingerir a quantidade de água necessária todos os dias, como você entenderá agora.

De forma geral, cada pessoa deve beber ao menos dois litros de água por dia. 

Quem pratica atividades físicas como parte do processo de emagrecimento deve aumentar essa quantidade: beber entre 400 ml e 600 ml cerca de duas horas antes do treino e beber 100 ml de água a cada 20 minutos de exercício.

Se o seu treino for mais intenso e longo, você deve recorrer a outros líquidos para repor os eletrólitos e outros nutrientes perdidos no suor. Para isso, vale a pena apostar na água de coco e nas receitas de sucos naturais, especialmente aqueles feitos com ingredientes que melhoram a circulação.

Entretanto, quando o clima fica seco, o corpo tem uma demanda maior por água, sobretudo durante exercícios que exigem mais do corpo, fazendo com que seja necessário intensificar esse cuidado. A baixa umidade é uma grande inimiga de quem pratica atividades físicas, tão essenciais no processo de emagrecimento. Por isso, o ideal é evitar os horários mais quentes do dia para exercitar-se.

Quando não garantimos a quantidade diária de água necessária para o organismo funcionar de maneira saudável, surgem alguns sinais de desequilíbrio. Um exemplo é a retenção de líquidos. Como não recebe a água que precisa, o corpo passa a reservar a água presente nos fluidos corporais para manter as funções vitais, o que acarreta inchaço e prejudica a perda de peso.

Além do inchaço, outra possível indicação de retenção de líquidos é a presença de urina muito escura, que indica que os rins estão trabalhando de forma sobrecarregada. Nesse caso, além de tomar o cuidado com a hidratação no processo de emagrecimento, é possível recorrer à drenagem linfática, que tem se mostrado um tratamento estético bastante eficaz.

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