Dicas para perder peso

Quem nunca pensou em perder alguns quilos em algum momento da vida? Também não é novidade que não existe fórmula mágica nem chá milagroso para fazer isso acontecer com saúde. A fórmula para emagrecer é simples: gaste mais calorias do que você consome.

É por isso que as duas das medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são ajustar hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Mas, não adianta mudar de uma hora para outra, não é todo mundo que é adepto de mudanças bruscas. Então, todo esse processo deve ser feito de maneira gradual, para que a mudança vire um hábito e passe a ser feito de forma saudável.

Mas não pense que é necessário fazer horas de academia, comer uma folha de alface e as coisas vão mudar. Com pequenas e simples atitudes no dia a dia, você consegue bons resultados de forma satisfatória e sem cometer loucuras.

Neste post, eu vou dar 10 dicas para emagrecer, com atitudes simples e sem qualquer tipo de loucura.

1 - Escolha lanches nutritivos

Quando bate a fome entre as refeições, é importante ter opções saudáveis para não cair em tentação. Amêndoas, nozes e frutas são a melhor decisão para não ganhar peso e não se sentir inchado. 

2 - Não passe muitas horas sem comer

Quando você fica muitas horas sem comer, seu corpo entende que a próxima refeição deve ser estocada para que você tenha energia ao longo do dia. Isso faz você engordar mais. Então não pule refeições, faça 5 ou 6 refeições por dia, em quantidades moderadas para se manter saciado.

3- Tenha oito horas de sono para emagrecer

Não descansar faz com que a grelina (hormônio da fome) esteja ativa e você pode comer mais do que deveria. Além disso, a privação de sono causa estresse, o que leva ao mesmo cenário: alimentação sem controle. Portanto, é essencial respeitar as horas de sono.

4 - Hidrate-se

Um dos melhores hábitos para se livrar da gordura e permanecer saudável é beber de oito a 10 copos de água por dia. Desta forma, você vai eliminar tudo o que não funciona para o seu corpo, como as toxinas. 

5 - Movimente-se

O sedentarismo só faz com que você acumule gordura. Tente realizar algum tipo de atividade física periodicamente e, se você não tem tempo para ir à academia, opte por longas caminhadas, por exemplo. 

6 -  Abandone o refrigerante, inclusive o zero

Mesmo sem açúcar, as versões light e zero também são prejudiciais para a cintura: o adoçante usado nas bebidas é capaz de potencializar o armazenamento de calorias no corpo. Como? Ao sentir o sabor da bebida, o cérebro entende que o organismo vai entrar em contato com o açúcar e se prepara para receber energia. Como ela não vem, a tendência é abrir o apetite e absorver mais calorias dos alimentos ingeridos com o refrigerante.

7 - Aumente a saciedade para emagrecer

Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, logo a fome demora mais a aparecer, o que ajuda você a emagrecer. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras. Além disso, sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também tem fibras.

8 - Escolha alimentos que aceleram metabolismo

Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias e ajudam a emagrecer. Pimenta, chá verde, canela, gengibre e café são ótimos exemplos desse tipo de alimento.

9 - Invista em um prato equilibrado e variado

Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Para emagrecer vale investir em frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

10 - Diminua o consumo de sal e açúcar

O sal é a principal fonte de sódio, mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. Já o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/dicas-para-perder-peso/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 23

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram