Como se manter motivado e focado na dieta

Se você é daqueles que têm dificuldade de manter o foco da dieta, eu tenho uma dica para você! Sabemos que às vezes, principalmente no começo, é difícil manter o foco e “fugir” das tentações que o mundo nos apresenta.

Mas para te ajudar a focar na dieta e alcançar os resultados que você precisa ou quer, eu vou dar algumas dicas de alimentação para que você se mantenha no seu cardápio e não sinta necessidade de nenhum categoria de nutriente.

Doces

Se você sente muita vontade de comer aquele docinho com frequência, significa que o seu organismo está com falta de alguns nutrientes, como magnésio, cromo e água.

Para suprir essa necessidade, aposte em frutas. Além de serem uma boa fonte de vitaminas, elas contém água e nutrientes em abundância, além de serem uma forma de refrescar nos dias mais quentes e um ótimo lanche para ser feito antes e após a prática de atividade física.

Pão

Considerado um dos grandes vilões das dietas, os pães contêm geralmente, farinha branca, que não é uma boa escolha quando o assunto é perder peso.

Se você está sentindo vontade de comer pão é porque o seu organismo sente falta de fibras, energia e glicose, o açúcar que o seu corpo precisa para funcionar.

Nesse caso, a dica é trocar o pão por uma porção de nozes e oleaginosas (como a castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, etc.), que além de serem uma ótima fonte de fibras, também são uma boa fonte de energia para o organismo. Dica extra: em um lanche pré-treino, misturar frutas e castanhas pode ser uma boa pedida.

Alimentos salgados

A vontade de comer alimentos salgados, como lanches ou pizza, significa que o seu corpo está precisando de água, fibras e eletrólitos.

Nesse caso, você pode substituir esses alimentos, ricos em gordura e sal, duas coisas que fazem muito mal ao organismo se ingeridas em excesso, por legumes, como o pimentão, tomate, couve-flor, brócolis, entre outros.

Claro que você não precisa comer os legumes só como salada, mas buscar receitas saudáveis e que vão ajudar você a degustar melhor esses alimentos. Uma mescla entre salada e um prato com legumes pode ser uma boa combinação para uma alimentação balanceada, cheia de nutrientes e vai fazer você manter o foco na dieta.

Frituras

Se você está com vontade de comer alimentos fritos, quer dizer que o seu corpo precisa da “gordura boa”, sendo aquela que o organismo necessita para executar suas funções normalmente, e cálcio.

O abacate é um alimento rico em gorduras boas (que se chamam HDL, sigla para lipídios de alta densidade) e ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Além disso, é uma ótima fonte de cálcio.

O segredo para manter a dieta sempre vai ser a disciplina e isso não significa que você precisa passar vontades, mas sim buscar alternativas saudáveis principalmente naquele momento.

Os desejos por alimentos específicos e altamente calóricos são só uma lembrança que o seu cérebro traz à tona quando está faltando algo no seu organismo, porque quando você se alimenta desses alimentos, você condiciona o seu cérebro aquilo. É necessária uma reeducação alimentar, para quebrar esse ciclo e fazer com que o seu cérebro tenha um novo entendimento do que é comida de verdade.

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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