Como fazer desintoxicação alimentar e corporal

A alimentação saudável, aliada à prática de exercícios, é o caminho mais seguro para uma vida equilibrada. No nosso dia a dia, estamos sempre expostos a fatores prejudiciais à saúde, como poluição, agentes químicos, cigarro e estresse. Há ainda as toxinas que são usadas na agricultura e se acumulam nos alimentos que consumimos durante as refeições. Os corantes e adoçantes usados nos produtos industrializados também resultam em danos ao organismo. 

O acúmulo dessas substâncias traz problemas ao nosso corpo como um todo. Os principais estão relacionados ao envelhecimento precoce, inchaço, dificuldades para emagrecer, espinhas, oleosidade ou ressecamento na pele, entre outros. 

A melhor saída para remover as toxinas do corpo e contribuir para o bom funcionamento do organismo é fazer uma desintoxicação. Muitos profissionais da saúde recomendam que os pacientes invistam em uma dieta detox a cada três meses ou sempre que sentir necessidade. Logo nos primeiros dias, já é possível sentir as mudanças no corpo, principalmente na retenção de líquidos e no bem estar geral. 

Em resumo, veja abaixo o que é tóxico à saúde e saiba como desintoxicar seu organismo:

  • Não fazer atividade física e levar uma vida sedentária
  • Passar por situações muito estressantes no dia a dia 
  • Não dormir direito
  • Consumo em excesso de bebida alcóolica

 Ingerir alimentos que foram produzidos com agrotóxicos inseticidas, herbicidas, antibióticos, hormônios e outros medicamentos. A melhor solução é sempre recorrer aos itens orgânicos. 

Ao fazer uma dieta detox, o indivíduo terá resultados positivos no metabolismo corporal e perceberá que o intestino funcionará melhor. Siga essas dicas de como desintoxicar o organismo e comece a perceber os benefícios!

Dieta detox ajuda a emagrecer

O objetivo principal da dieta detox não é fazer com que a pessoa perca peso, mas sim que ela elimine substâncias inflamatórias ou prejudiciais à saúde. No entanto, é muito comum perceber uns quilos a menos na balança quando começamos a ingerir alimentos mais saudáveis e ter uma rotina de atividade física. Os resultados positivos ficam ainda mais evidentes quando o indivíduo começa a dormir bem e a buscar formas para aliviar o estresse.

Vários órgãos do corpo humano estão envolvidos no processo de desintoxicação, entre eles, fígado, vesícula biliar, rins, pulmões e pele. O fígado e os rins são os principais e os que mais sofrem com as toxinas. 

Todos estes órgãos trabalham em sinergia para assegurar que as toxinas sejam transformadas e excretadas pelo nosso corpo.

Conheça os alimentos desintoxicantes

O profissional mais indicado para elaborar uma dieta detox de acordo com as necessidades de cada paciente é um nutricionista. Um médico ortomolecular também pode contribuir por meio de uma dieta rica em nutrientes benéficos para o corpo. 

Abaixo, fizemos uma lista com os principais alimentos com propriedades desintoxicantes e que podem ser consumidos sem preocupação por pessoas que querem limpar o corpo:

 Couve: ela é rica em substâncias anti inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins e são fontes de vitamina C.

 Probióticos: são ótimos aliados para melhorar a flora intestinal e o sistema imunológico do indivíduo. 

 Sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi: são bebidas ricas em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo.

 Água: sempre é muito bem vinda e também ajuda a eliminar as toxinas através da urina.

 Gengibre: é um alimento com ação antioxidante e antiinflamatória.

Hábitos para uma vida detox

Para conseguir sucesso em uma dieta detox e saber como limpar o organismo, é importante consumir os alimentos que foram citados anteriormente. Muito mais do que isso, não podemos deixar de lado outros hábitos na nossa rotina. Evite, por exemplo, o consumo de embutidos, doces, carnes vermelhas, frituras, fast food e outras besteiras. 

As fibras contribuem bastante para a limpeza do organismo, por isso, podem ser consumidas sem medo. Elas estão presentes em vários tipos de alimentos e são grandes aliadas de pessoas que estão de dieta, pois, além de ajudar a regular o intestino, elas também proporcionam sensação de ansiedade.

Alguns itens ricos em fibras são mandioquinha, milho, inhame, arroz integral, aveia, farelo de trigo, couve flor etc. 

Durante o período de desintoxicação, os pacientes podem tomar banhos quentes e fazer sauna. Esses hábitos ajudam a pessoa a transpirar mais, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas de forma natural através da pele, pelo suor, pela urina ou pelas fezes. Outra dica fundamental é beber bastante água e chás.

Detox de vermes e parasitas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 80% da população do planeta pode estar infectada com parasitas e esses casos podem se agravar de acordo com o estilo de vida da pessoa ou hábitos alimentares. A contaminação, geralmente, acontece por meio do consumo de comida ou água não higienizados.

Quando os vermes estão presentes em nosso organismo, eles consomem as substâncias que serviriam para o bom funcionamento do corpo, podendo causar doenças graves e até levar à morte. 

Vale lembrar que a presença de parasitas intestinais pode não apresentar sintomas específicos. Por isso, é importante fazer consultas periódicas em um consultório médico e fazer exames laboratoriais sempre que necessário. O médico irá receitar remédios específicos para solucionar o problema e melhorar a vida do paciente.

Por mais que os vermes não apresentem sintomas, alguns sinais podem mostrar que algo não vai bem no corpo. Os mais comuns são: febre, diarreia, sangue nas fezes, vômito, fadiga, alergias, pele seca, urticária, gases ou flatulência, hemorragia nasal, dor abdominal e no estômago

Desintoxicação: a melhor saída é se prevenir

Prevenção é o melhor caminho para ficar livre de parasitas. Algumas dicas simples devem ser seguidas em casa e na rua: 

  •  Mantenha a casa sempre limpa.
  •  Evite o contato com locais sujos, com esgoto a céu aberto, lama ou areia. 
  •  Tenha uma dieta equilibrada para ter saúde e boa imunidade.
  •  Desinfete frutas e vegetais antes de ingerilos.
  •  Beba sempre água filtrada ou fervida. Nunca beba água da torneira ou de rios. 
  •  Evite contato direto com lixo ou alimentos que tiveram contato com moscas. 
  •  Lave muito bem as mãos com água e sabão antes e depois de preparar alimentos e ir ao banheiro.
  •  Evite andar descalço em locais com umidade, lama ou esgoto. 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/como-fazer-desintoxicacao-alimentar-e-corporal/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 43

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram