O consumo excessivo de açúcar está ligado a diversas doenças, portanto precisamos falar mais sobre esse assunto, dada a importância de se diminuir o consumo, em qualquer faixa etária.
Por isso, eu trouxe dicas simples que vão te ajudar a, gradualmente, mudar esse hábito que pode se tornar um vício com o passar dos anos e que, caso isso ocorra, certamente trará problemas.
Quando der vontade de um docinho, você pode consumir frutas ácidas, como uma laranja, morangos, abacaxi ou kiwi. Além de saciar a vontade do açúcar, elas vão te proporcionar outros nutrientes importantes, como a vitamina C.
Se é alguma questão emocional, se faz mais presente em momentos específicos ou se é um hábito do dia a dia. A motivação para a busca do açúcar difere de uma pessoa para a outra e isso faz com que a forma de quebrar o ciclo de consumo excessivo também difira para cada pessoa.
Após uma refeição salgada muitas vezes nós buscamos por um doce. Então, reduzindo o seu consumo, consequentemente você buscará menos pelo doce.
A serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, produzida durante o treino e fica em circulação no sangue, torna o desejo por doces mais leves e menos recorrentes.
Lembre-se que nem todo açúcar é prejudicial, o tipo natural presente nas frutas, verduras e legumes é saudável e tem pouco impacto nos níveis de glicose no sangue. Afinal, o açúcar é um carboidrato e funciona como fonte de energia para o corpo.
Aproveitando aquele velho ditado que diz que tudo em excesso faz mal, isso vale para o açúcar. Não é necessário deixar de ingerir (a não ser em casos específicos), mas sim escolher a melhor hora para isso.
O seu comportamento alimentar, assim como suas escolhas alimentares, influenciam diretamente na saúde do seu organismo, com isso, a Nutrologia busca identificar possíveis “erros” alimentares, de hábitos a carências nutricionais que nos fazem consumir açúcar em excesso.
Aliada a Medicina Integrativa, é possível diagnosticar a raiz do problema, seja um problema emocional, um distúrbio alimentar, um excesso ou carência de determinada substância. E por oferecer uma avaliação nutricional completa, o Exame de Mineralograma também tem se mostrado muito eficaz na identificação das necessidades do organismo.
Em linhas gerais, cada corpo, cada ser humano é único. Entender o que acontece com o seu corpo com a ajuda de um profissional é o primeiro passo para mudar seus hábitos. Visto que, muitas vezes, é a falta de orientação médica que nos faz não ter sucesso nas tentativas de mudança, levando a frustração e consequentemente, em muitos casos ao consumo excessivo de açúcar. Tornando-se um círculo vicioso e difícil de ser quebrado sem ajuda médica.