Como diminuir o consumo de açúcar no dia a dia

O consumo excessivo de açúcar está ligado a diversas doenças, portanto precisamos falar mais sobre esse assunto, dada a importância de se diminuir o consumo, em qualquer faixa etária.

 

Por isso, eu trouxe dicas simples que vão te ajudar a, gradualmente, mudar esse hábito que pode se tornar um vício com o passar dos anos e que, caso isso ocorra, certamente trará problemas.

 

Evite ter doces em casa.

 

Quando der vontade de um docinho, você pode consumir frutas ácidas, como uma laranja, morangos, abacaxi ou kiwi. Além de saciar a vontade do açúcar, elas vão te proporcionar outros nutrientes importantes, como a vitamina C.

 

Procure entender o que te faz buscar por mais açúcar.

 

Se é alguma questão emocional, se faz mais presente em momentos específicos ou se é um hábito do dia a dia. A motivação para a busca do açúcar difere de uma pessoa para a outra e isso faz com que a forma de quebrar o ciclo de consumo excessivo também difira para cada pessoa.

 

Reduza o consumo excessivo de sal.

 

Após uma refeição salgada muitas vezes nós buscamos por um doce. Então, reduzindo o seu consumo, consequentemente você buscará menos pelo doce.

 

Pratique exercícios físicos regularmente.

 

A serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, produzida durante o treino e fica em circulação no sangue, torna o desejo por doces mais leves e menos recorrentes.

 

Nem todo açúcar faz mal…

 

Lembre-se que nem todo açúcar é prejudicial, o tipo natural presente nas frutas, verduras e legumes é saudável e tem pouco impacto nos níveis de glicose no sangue. Afinal, o açúcar é um carboidrato e funciona como fonte de energia para o corpo.

 

Aproveitando aquele velho ditado que diz que tudo em excesso faz mal, isso vale para o açúcar. Não é necessário deixar de ingerir (a não ser em casos específicos), mas sim escolher a melhor hora para isso.

 

Como fazer escolhas saudáveis:

 

O seu comportamento alimentar, assim como suas escolhas alimentares, influenciam diretamente na saúde do seu organismo, com isso, a Nutrologia busca identificar possíveis “erros” alimentares, de hábitos a carências nutricionais que nos fazem consumir açúcar em excesso.

 

Aliada a Medicina Integrativa, é possível diagnosticar a raiz do problema, seja um problema emocional, um distúrbio alimentar, um excesso ou carência de determinada substância. E por oferecer uma avaliação nutricional completa, o Exame de Mineralograma também tem se mostrado muito eficaz na identificação das necessidades do organismo.

 

Em linhas gerais, cada corpo, cada ser humano é único. Entender o que acontece com o seu corpo com a ajuda de um profissional é o primeiro passo para mudar seus hábitos. Visto que, muitas vezes, é a falta de orientação médica que nos faz não ter sucesso nas tentativas de mudança, levando a frustração e consequentemente, em muitos casos ao consumo excessivo de açúcar. Tornando-se um círculo vicioso e difícil de ser quebrado sem ajuda médica.

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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