A inflamação branda do corpo pode ser o gatilho para diversas doenças, incluindo doenças graves e/ou crônicas. Mas é possível reverter esse processo inflamatório.
A alimentação e hidratação é o grande aliado nesse processo e há diversos alimentos que podem ajudar no processo de desinflamação do organismo.
Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.
Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. Uma dica de Renata é prepará-los com azeite de oliva extravirgem nas receitas em que os peixes serão consumidos crus e azeite virgem quando o prato for quente.
Está na dúvida do que lanchar no período da tarde ou entre as principais refeições? Invista em castanhas, amêndoas, nozes ou sementes de abóbora e de girassol.
Além do alho e cebola, tempero base para vários pratos, uma dica para diminuir o sal (que em excesso faz mal), é utilizar ervas como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, coentro e hortelã para preparar os alimentos. E lembre-se: corte de vez os temperos industrializados.
Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe. Já o gengibre, é um complemento para misturar em sucos e chás.