Como acelerar o metabolismo depois dos 40

Se você passou dos 40 e, mesmo tendo uma vida ativa desde sempre, está com dificuldades para emagrecer, significa que é hora de mudar algumas coisas.

 

Isso acontece com todas as pessoas, sem exceção. Depois dos 40, ocorre uma série de mudanças no corpo, desde a composição corporal, passando pelo metabolismo, até os hormônios. 

 

Isso tem impacto direto na forma como você perde peso. O que funcionava alguns anos atrás, hoje pode não ser mais tão eficaz assim.

 

A mudança corporal aos 40

 

Uma das principais razões que dificulta o emagrecimento após os 40 anos é a perda de massa muscular. Isso faz com que o seu corpo tenha uma mudança na composição dos tecidos.

 

Em linhas gerais, ter um percentual de massa muscular mais alto aumenta o metabolismo, para que o seu corpo queime mais calorias, acarretando emagrecimento mais rápido. Usando o raciocínio lógico, o inverso também é válido, ou seja, quanto menos massa muscular, mais lento é o seu metabolismo. Isso tornará o processo de emagrecimento mais demorado.

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Como melhorar o emagrecimento depois dos 40?

 

Um dos primeiros passos para melhorar o processo de emagrecimento é mudar hábitos, desde os mais simples, como a sua alimentação, até a realização de exames para detectar como está o  seu corpo. Uma bioimpedância pode dar um bom prognóstico de como está o seu processo de emagrecimento.

 

Mas também existem outras formas simples, que você deve inserir no seu dia a dia e que vão te ajudar a ter um estilo de vida que favoreça a perda de peso para você acelerar o seu metabolismo e continuar perdendo peso mais rapidamente. Preparamos uma lista com algumas dicas para você:

 

1 – Invista em uma alimentação rica em vegetais – quanto mais rica, maior a variedade de nutrientes que você ingere. 

 

2 – Evite frituras – esse tipo de alimento é repleto de gordura, o que pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

 

3 –  Tenha um café da manhã saudável – começar o dia alimentando-se bem é uma ótima maneira de ingerir todos os nutrientes necessários para manter o metabolismo acelerado.

 

4 – Tenha cuidado com as refeições noturnas, dê preferência para alimentos leves – Comidas mais pesadas podem prejudicar o seu sono e isso certamente refletirá no seu metabolismo.

 

5 – Não tenha pressa, coma devagar e com atenção – Comer rápido demais pode induzir o corpo a achar que você não se alimentou direito, fazendo com que você coma mais. Aproveite a refeição, sinta os cheiros e sabores, o seu organismo vai se beneficiar disso.

 

6 – Reduza a ingestão de álcool – consumir álcool em excesso leva o seu organismo a eliminar muita água, causando desidratação. Com isso, seu corpo vai precisar de mais tempo para se reequilibrar no dia seguinte.

 

7 – Faça exercícios que trabalhem todo o corpo – Quanto mais você trabalhar o corpo na totalidade, melhor ele vai reagir no processo de manutenção e ganho de massa muscular. Exercícios com peso também são recomendados.

 

8 – Reduza o estresse – Considerado o mal do século, o estresse é considerado um gatilho para diversas doenças e disfunções do organismo. Evitar o estresse sempre que possível é uma forma de evitar o seu desgaste, consequentemente, evitar a perda de massa muscular.

 

9 – Durma bem – uma boa noite de sono é capaz de fazer milagres. Descanse bem, crie um ambiente propício para o seu sono e verá que seu organismo terá mais disposição.

 

E lembre-se, consulte sempre um médico para te auxiliar no processo e manter sua saúde em dia.

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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