Saiba como a prevenção de doenças faz você viver melhor

O tempo passou, a tecnologia e pesquisas evoluíram e hoje o ser humano tem uma expectativa de vida cada vez maior, o que não é sinônimo de viver bem. Por isso a prevenção de doenças pode fazer você viver melhor.

O Brasil, por exemplo, tem 1/3 da população com idade entre 60 e 79 anos com algum tipo

de diabetes ou algum distúrbio relacionado a glicose.

Com a hipertensão o cenário é ainda mais alarmante, 60% das pessoas com mais de 60 anos tem a doença.

As duas que são extremamente comuns poderiam ser evitadas, e com hábitos simples que evitariam que milhões de pessoas dependessem do uso de medicamentos diariamente até o fim da vida ou de correr o risco de complicações que podem levar à morte, caso não esteja devidamente controlado.

Importância da prevenção de doenças

Os dois problemas citados antes tem uma característica comum a problemas mais perigosos, como o câncer, muitas pessoas não apresentam qualquer sintoma no início.

Não é incomum descobrir alguma doença somente depois da manifestação de algum sintoma, infelizmente em alguns casos é tarde demais.

Por isso, a prevenção de doenças é tão importante, ela evita ou diminui muito o risco de surpresas indesejadas no futuro, mas não é só isso!

Incentivamos a mudança para hábitos saudáveis, que não só previnem doenças, como ajudam a ter uma vida mais longa, sendo produtiva e saudável.

Porque a medicina preventiva não busca apenas evitar doenças, mas ao realizar tratamentos procuramos alternativas que não causem impactos drásticos ao corpo do paciente.

Principais tipos de prevenção de doenças

Prevenção primordial

Através de informações buscamos estratégias para evitar que pessoas não vejam os fatores de risco causadores de doenças, como campanhas educativas sobre o autoexame do câncer de mama.

Prevenção primária

Tentamos conscientizar aqueles que já estão em contato com os fatores de risco, como as mensagens no verso de maços de cigarros, ou ações para ajudar as pessoas a pararem de fumar, trocando essa atividade por outra.

Prevenção secundária

Buscamos identificar precocemente as possíveis doenças, exames de rotina para quem está em contato com fatores de risco. Exames citológicos, mamográfica, aferir a pressão durante um período.

Prevenção terciária

A fase de reabilitação, o objetivo é limitar as consequências que a doença terá sobre o paciente.

Prevenção quaternária

Visa evitar que se cause danos ao paciente, elas podem acontecer por intervenções médicas como o uso excessivo de medicamentos, oferecendo tratamentos que resolvam o problema de maneira prudente preservando a qualidade de vida.

O prevenção de doenças é necessária para ter uma longevidade saudável, e envelhecer bem, para vida ativa e produtiva, visando sempre a qualidade de vida das pessoas, o que a torna uma excelente escolha para quem quer viver mais e melhor.

 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/como-a-prevencao-de-doencas-faz-voce-viver-melhor-2/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.7 / 5. Contagem de Votos 55

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram