A biotina é uma vitamina do complexo B, considerada essencial, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela desempenha diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso. Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 5 a 10 mg de biotina por dia.
A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo. Outro meio de se obter a biotina é por meio da ingestão de suplemento, devendo o seu consumo ser orientado por um médico ou nutricionista.
Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, fortalecer as unhas, melhorar a circulação sanguínea e favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B.
Alguns estudos demonstram que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas. Além disso, acredita-se que ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratados, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.
No entanto, ainda não é claro como a biotina atua sobre o cabelo e pele, sendo necessária a realização de mais estudos científicos para comprovar como essa vitamina atua no organismo.
Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como ocorre na alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Além da biotina, é recomendado adotar alguns hábitos que ajudam a fortalecer os fios, como evitar o uso de gorros e chapéus e evitar o cigarro.
A recomendação diária de biotina é de 30 a 100 mcg para adultos e de 25 a 30 mcg para crianças entre 4 e 10 anos, podendo ser obtido por meio da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou através de um suplemento nutricional.
1. Suplemento
Não existe uma dose recomendada de biotina, por isso é recomendada a sua ingestão conforme as orientações do médico ou do nutricionista, já que a quantidade de biotina pode variar de acordo com a marca do suplemento.
No entanto, a única dose que foi experimentada por via oral em humanos para fortalecer as unhas e cabelos foi de 2,5 mg por dia durante 6 meses.
Além do suplemento de biotina, também existem shampoos que contém essa vitamina e apesar de não serem cientificamente comprovados que ajudam a fortalecer o cabelo, acredita-se que seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.
2. Alimentos com biotina
Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo, noz picada, ovo cozido, pão integral, amêndoa, entre outros, também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.