Biotina: O que é e como usar

A biotina é uma vitamina do complexo B, considerada essencial, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela desempenha diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso. Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 5 a 10 mg de biotina por dia.

A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo. Outro meio de se obter a biotina é por meio da ingestão de suplemento, devendo o seu consumo ser orientado por um médico ou nutricionista.

Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, fortalecer as unhas, melhorar a circulação sanguínea e favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B. 

Alguns estudos demonstram que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas. Além disso, acredita-se que ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratados, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.

No entanto, ainda não é claro como a biotina atua sobre o cabelo e pele, sendo necessária a realização de mais estudos científicos para comprovar como essa vitamina atua no organismo.

Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como ocorre na alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Além da biotina, é recomendado adotar alguns hábitos que ajudam a fortalecer os fios, como evitar o uso de gorros e chapéus e evitar o cigarro.

Como tomar o suplemento de biotina

A recomendação diária de biotina é de 30 a 100 mcg para adultos e de 25 a 30 mcg para crianças entre 4 e 10 anos, podendo ser obtido por meio da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou através de um suplemento nutricional.

1. Suplemento

Não existe uma dose recomendada de biotina, por isso é recomendada a sua ingestão conforme as orientações do médico ou do nutricionista, já que a quantidade de biotina pode variar de acordo com a marca do suplemento. 

No entanto, a única dose que foi experimentada por via oral em humanos para fortalecer as unhas e cabelos foi de 2,5 mg por dia durante 6 meses.

Além do suplemento de biotina, também existem shampoos que contém essa vitamina e apesar de não serem cientificamente comprovados que ajudam a  fortalecer o cabelo, acredita-se que seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.

2. Alimentos com biotina

Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo, noz picada, ovo cozido, pão integral, amêndoa, entre outros, também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/biotina-o-que-e-e-como-usar/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 75

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram