Benefícios do própolis para sua saúde: saiba mais!

O própolis é um ingrediente natural produzido a partir do pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas. Geralmente usado em forma de extrato, esse produto é muito vantajoso para a saúde por possuir nutrientes que atuam como antibiótico natural, além de ajudar na imunidade e em funções antifúngicas. Outro benefício do própolis é seu efeito antioxidante no organismo. 

Vantagens e efeitos do própolis 

O própolis é rico em vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas do corpo humano. Por ser um elemento antioxidante, ele é muito eficaz no combate a processos inflamatórios.

Suas propriedades antifúngica e antibactericida auxiliam no tratamento de dermatites, urticárias e fungos nas unhas ou na pele. Além disso, ele também é muito usado para tosse, dor de garganta, gastrite, intoxicação alimentar e aftas. 

Outro ponto positivo do própolis é a regulação do sono, especialmente para pessoas que têm dificuldades para dormir ou sofrem de insônia. Quando usado no período da noite, o própolis estimula a produção de melatonina no corpo, ajudando no relaxamento e no bom funcionamento do relógio interno do nosso organismo. 

Principais formas de consumir própolis

O própolis é um produto facilmente encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais, podendo ser vendido de diversas formas e sem necessidade de receita médica. Geralmente, a comercialização é feita em cápsulas, extrato, balas, pastilhas, gotas, gel cicatrizante etc. 

O própolis em extrato é encontrado de forma aquoso ou alcoólica. O primeiro é menos concentrado e funciona bem para crianças, por exemplo. Já o alcoólico apresenta concentração maior e por isso tem mais princípios ativos. 

Nos casos de dor na garganta, o paciente pode adicionar quatro ou cinco gostas de própolis em uma xícara de água e fazer gargarejos. Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade.

Há, ainda, a opção de usá-lo em forma de spray. Para quem quer usar o própolis na cicatrização de feridas ou espinhas, basta aplicá-lo diretamente sobre o local e ser tratado. 

No caso de problemas respiratórios, basta colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor até diminuírem os sintomas.

Embora ele seja bem tolerado, o própolis em forma bruta apresenta uma alta concentração de açúcar, por isso, deve ser usado com precaução por diabéticos ou pessoas alérgicas. As reações mais comuns em quem tem alergia ao própolis incluem coceira, vermelhidão, inchaço e urticária na pele. 

Em pessoas mais sensíveis ou com histórico frequente de alergia, o mais recomendado é pingar duas ou três gotas de extrato de própolis na pele e aguardar cerca de 30 minutos para ver se aparece alguma reação no local. 

Estudos afirmam que o própolis é um bom aliado da saúde bucal, ajudando a reduzir o risco de cáries e problemas na gengiva. Vale lembrar também que o consumo do própolis na forma bruta também pode causar manchas nos dentes. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é usar extrato de própolis e não a forma bruta.

Em resumo, esses são os grandes benefícios do própolis para nosso corpo:

  • Combate amidalites
  • Ajuda a prevenir cáries e a doença periodontal
  • Fortalece a imunidade
  • Ajuda a combater a acne
  • Eficiente no tratamento de queimaduras
  • Efeito antibacteriano e antiviral
  • Efeito antifúngico
  • Possui ação anti-inflamatório
  • Possui efeito antioxidante
  • Cicatrizante muito eficaz
  • Age como antisséptico
  • Possui ação anestésica
  • Estimula a produção de células produtoras de anticorpos

Composição da própolis

Muito importante para manutenção do nosso sistema imunológico, o própolis é bastante utilizado como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. 

Ele é bastante procurado por pacientes adeptos de remédios menos agressivos ao corpo e com fórmulas mais naturais. A composição do própolis geralmente acontece da seguinte forma:

  • Resinas vegetais e bálsamos: 50%
  • Cera de abelha: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Grãos de pólen: 5%
  • Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
  • Flavonoides: Ésteres cafeinados.

Juntas, todas essas substâncias possuem diversas propriedades biológicas e terapêuticas altamente úteis para nossa saúde.

O que acontece com a falta de consumo dos ingredientes presentes no própolis?

O extrato de própolis é fundamental para aumentar a imunidade, já que ele contém uma porção de substâncias como flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas e minerais. Todas elas ajudam a proteger e fortalecer o sistema imunológico. 

Sendo assim, o própolis é capaz de estimular a imunidade celular e incentivar a destruição de corpos estranhos em nosso corpo. A falta de ingredientes presentes no própolis pode resultar na proliferação de bactérias e vírus, que facilitam o aparecimento de diversas doenças. 

Os flavonoides encontrados no própolis conseguem eliminar do nosso corpo os radicais livres em excesso, que são altamente prejudiciais e aumentam as chances de doenças cardiovasculares, reumáticas, neurológicas, diabetes e envelhecimento precoce.

Própolis na medicina preventiva

Na medicina preventiva, o objetivo central dessa especialidade médica é prevenir doenças ou lesões ao invés de apenas tratar seus sintomas. 

Muito mais do que buscar a cura para diferentes enfermidades, a medicina preventiva incentiva um estilo de vida adequado para que o corpo não adoeça. Ou, ainda, para que nosso organismo fique cada vez mais fortalecido para impedir sozinho a ação de fatores prejudiciais à saúde. 

Entre os cuidados mais comuns da medicina preventiva, estão: exercícios terapêuticos, cuidados com a alimentação, movimento corporal, suplementação alimentar, protocolos injetáveis de acordo com as necessidades de cada paciente, desintoxicação etc. Todos esses tratamentos são fundamentais para equilibrar a saúde e mente humana, favorecendo a longevidade e a qualidade de vida.

Como falamos anteriormente, o própolis é uma excelente ingrediente natural para combater doenças e ajudar na imunidade. Por isso, se você tem outras dúvidas, marque uma consulta e converse melhor com um médico sobre os benefícios do própolis e da medicina preventiva.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/beneficios-do-propolis-para-sua-saude-saiba-mais/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.7 / 5. Contagem de Votos 62

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram