Já imaginou que aquele clássico ovo mexido do seu café da manhã te ajuda a prevenir o envelhecimento precoce? Sabia que um simples ovo cozido favorece o desenvolvimento dos seus sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral?
Pois é, o ovo é nutricionalmente riquíssimo e é também um dos alimentos mais versáteis da dieta brasileira.
Ele está presente nas nossas refeições principais e também é o ingrediente básico de receitas de bolos, biscoitos, tortas, pães, macarrão e muito mais.
Sem ele, não existe cozinha… mas você sabe tudo de bom que esse alimento tão pequeno pode fazer por você?
É isso que você vai descobrir agora neste artigo, onde vou te mostrar quais os benefícios do ovo, este alimento simples e barato que pode te dar a beleza e a saúde de ferro que você tanto deseja.
Prepare-se, pois suas refeições nunca mais serão as mesmas.
Toda vez que você for pensar no que vai cozinhar, de agora em diante, se lembrará do ovo de uma maneira bem diferente e com certeza vai incluí-lo na receita.
Atenção para as características nutricionais do ovo:
Ou seja, traduzindo todos esses elementos nutricionais, os benefícios do ovo para a sua longevidade e a saúde do seu corpo são:
Uau, quem diria que um alimento tão pequeno pudesse ser tão rico em benefícios, não é mesmo?
Continue a leitura para conhecer o que ele pode fazer também pela sua beleza e boa forma.
Quer descobrir por que o ovo é o queridinho dos frequentadores de academia?
Não importa qual é o seu objetivo, se é perder gordura ou ganhar massa muscular, pois o ovo é um alimento que ajuda ambos os casos.
Acompanhe a seguir mais estes benefícios do ovo:
É ou não é um super aliado?
Mas, como nada é perfeito, o ovo tem também algumas questões simples, porém importantes, que você precisa saber para evitar problemas.
Conheça a seguir algumas inconveniências deste alimento, para saber a melhor forma de prepará-lo em sua dieta.
“Ovo + Benefícios”… ok! Mas e a parte ruim? Ovo faz mal?
Há alguns anos atrás se espalhou o boato de que o ovo fazia mal para a saúde.
Da mesma forma que muitos querem acreditar que existe “alimento milagroso”, como se um único ingrediente secreto pudesse trazer o emagrecimento “fácil e rápido”, por algum tempo se acreditou que o ovo era um vilão.
Hoje, este acontecimento é motivo de brincadeiras, como se antigamente ele estivesse proibido, mas “agora o ovo faz bem”… sendo que sempre foi o mesmo ovo.
No mundo científico, onde mais vale a veracidade dos fatos e de uma dieta sempre equilibrada, é preciso apontar alguns pontos importantes para que o ovo não se torne um problema.
Em geral, o ovo só é contraindicado nos poucos casos de alergia à albumina, que é a sua proteína presente na clara.
Os sintomas são como os de outras alergias: urticária, inchaço na boca e nos olhos, chiado no peito, coriza, tosse, rouquidão, diarreia, vômitos e, nos casos mais graves, choque anafilático.
Evite consumir ovo cru ou mal passado, pois ele pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças.
Isso também vale para alimentos que possuem ovo cru como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Então, muita atenção ao modo de preparo.
Falando em modo de preparo, vamos agora dar atenção para a prática.
Os ovos podem ser consumidos cozidos, fritos ou adicionados em receitas de farofa, bolos, massas e sobremesas. No entanto, para evitar a ingestão de gordura e calorias na sua dieta, evite o consumo de ovos fritos com óleo ou manteiga.
A melhor escolha é consumir o ovo cozido, ou então frito sem nenhum tipo de gordura, apenas com o uso de uma frigideira antiaderente.
Dessa forma, você estará ingerindo um alimento altamente rico em nutrientes, que fortalecerá a sua saúde e ainda ajudará sua boa forma e beleza.
Clique a seguir e Agende Sua Consulta.