Benefícios do Ômega 3: saiba mais sobre este importante suplemento

O ômega 3 pode ser entendido como um tipo de lipídio presente na família das gorduras poli-saturadas, ou seja, as consideradas mais saudáveis para o nosso corpo. 

Muita gente não sabe, mas o nosso organismo não é capaz de produzir sozinho este tipo de ácido graxo, por isso, sua ingestão é feita por meio da suplementação em cápsulas de ômega 3 ou por meio da ingestão de alimentos. 

Tudo isso deve ser feito de acordo com as orientações de um médico para a conquista de bons resultados.

Basicamente, existem alguns tipos básicos de ômega 3. São eles: 

Ácido docosahexaenoico (DHA): encontrado principalmente nos peixes de águas geladas; Ácido eicosapentaenoico (EPA): contido nos peixes; 

Ácido Alfa-Linolênico (ALA): gordura de fonte vegetal encontrada na linhaça, chia e oleaginosas (castanhas), além de algas. 

Ácido estearidônico: presentes nos óleos de prímula, borragem, echium - somentes disponíveis em forma de suplemento.

Quando ingerimos ômega 3 em nossa dieta, essas gorduras conseguem atuar de forma precisa na elaboração da camada lipídica em torno das células. Com isso, as membranas celulares ficam cobertas por este importantes ácidos e suas funções ocorrem de forma muito melhor em nosso corpo.

Outro ponto relevante em relação à função do ômega 3 é sua atuação nos componentes dos neurônios e na retina ocular, auxiliando no processo da visão e na saúde dos olhos. 

Neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre o ômega 3 e suas vantagens. Confira!

Benefícios do ômega 3 e como consumi-lo?

Um dos principais benefícios do ômega 3 é sua função anti-inflamatória. Ou seja, ele consegue ser um importante agente do bem em nosso corpo, ajudando a prevenir uma série de doenças causadas pelo estilo de vida comum na atualidade e por fatores externos que ajudam a desencadear processos inflamatórios, como poluição, estresse, má alimentação, sedentarismo e obesidade.

A principal fonte natural de ômega 3 está presente no óleo encontrado em peixes de águas mais profundas e geladas e em alguns vegetais. Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde, não há uma indicação específica sobre a quantidade a ser ingerida por pessoa, mas acredita-se que uma ou duas porções de peixe por semana é considerado adequado, bem como a ingestão diária de chia ou linhaça na alimentação. 

Vale lembrar que o peixe deve ser refogado, grelhado ou assado. As opções fritas diminuem consideravelmente a quantidade de ômega 3.

Muitas farmácias contam com suplementos de ômega 3 disponíveis para os pacientes. Como não existe uma indicação universal para o uso deste tipo de suplemento, o ideal é que o paciente consulte um médico para fazer exames específicos e avaliar as taxas do organismo. 

Dessa forma, o profissional da saúde consegue indicar uma suplementação mais apropriada e com inúmeros benefícios para a saúde. 

Geralmente, os suplementos de ômega 3 são bem tolerados pelo organismo. Em alguns casos, o consumo exagerado por resultar em mau hálito, suor com odor, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, como azia, náusea, diarreia.

Em caso de dúvidas sobre a suplementação, vale a pena marcar uma consulta e conversar com o médico sobre todos os pontos abordados neste artigo.

Diferenciais e vantagens do ômega 3 

Resumidamente, podemos listar os benefícios do ômega 3 da seguinte forma:

1. Baixam os triglicerídeos do sangue, que é um tipo de gordura armazenada associada ao aumento de coágulos.

2. Reduzem o ritmo cardíaco anormal e a incidência de AVCs nos pacientes.

3. Retardam o acúmulo de placas que enrijecem as artérias e baixam a pressão arterial.

4. Estudos recentes indicam que o ômega 3 pode ajudar a combater a depressão e doença de Parkinson. 

5. Há estudos em andamento sobre os benefícios do ômega 3 em casos de asma, dismenorreia, eczema, lúpus, pré-eclâmpsia, síndrome nefrótica, esquizofrenia, prevenção de AVCs e colite ulcerativa.

6. O ômega 3 ajuda no combate à obesidade devido à sua ação anti-inflamatória.

7. Importante para grávidas e para a formação saudável do feto.

8. Melhora na recuperação muscular e no rendimento para quem faz exercícios de alta intensidade.

Onde o ômega 3 está presente?

  • Arenque
  • Sardinha
  • Salmão
  • Atum
  • Bacalhau
  • Linguado
  • Pescadinha
  • Anchova
  • Corvina
  • Linhaça (semente e óleo) 
  • Chia
  • Nozes e castanhas

O que acontece com a falta de ômega 3 no organismo?

Muitos médicos e pesquisadores são unânimes ao afirmar que índices inadequados do nutriente no organismo estão relacionados a doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, artrite reumatoide, doenças degenerativas, doenças oculares, olho seco, problemas cognitivos e de saúde mental, alteração na memória, entre outras.

Outros sintomas também são comuns em pessoas com uma dieta rica em ômega 6 (presente no óleo de cozinha) e fraca em ômega 3, incluindo: inflamações frequentes, colesterol alto, problemas digestivos, déficit de atenção (especialmente em crianças), prejuízos na aprendizagem, alterações de humor, desidratação, mudança na aparência dos cabelos, pele e unha, aumento de alergias e muito mais.

Para ter saúde e manter seu corpo sempre em equilíbrio, lembre-se de manter seus exames em dia e usar a medicina preventiva a seu favor! Ela é fundamental para auxiliar no combate a doenças e para fortalecer seu organismo.  

Agora que você já conhece as vantagens e diferenciais do ômega 3 para o seu organismo, comece agora mesmo a incorporar esta substância em sua rotina alimentar e suplementação.  Converse com seu médico para saber mais sobre este assunto.  

Outros ômegas importantes para saúde

Além do ômega 3, existem outros tipos de lipídios importantes para a saúde e que muita gente tem dúvidas sobre sua atuação. Entre eles, podemos destacar:

Ômega-7: trata-se de um ácido graxo ainda pouco estudado na medicina ou divulgado na mídia, que também é conhecido ácido palmitoleico. Ele é um tipo de gordura produzido pelo nosso organismo, mas que também pode ser encontrada no óleo de coco, nas nozes de macadâmia e em alguns peixes.

Ômega-9: ele consegue ser produzido pelo nosso organismo e não se encontra em falta nas dietas ocidentais. Além disso, também é importante para o desenvolvimento humano e para a manutenção da saúde. Entre seus benefícios estão o equilíbrio do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/beneficios-do-omega-3-saiba-mais-sobre-este-importante-suplemento/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 105

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram