Benefícios do Coco

Muito usado na culinária brasileira e extremamente benéfico para a saúde do ser humano, o coco é um fruto rico em nutrientes e com baixo índice de calorias. Diversos estudos da área médica já comprovaram que o coco está entre os alimentos mais saudáveis do mundo. A combinação de ácidos graxos encontrada nele geram impactos positivos para o corpo, além de contribuir para a prevenção de doenças. 

Neste artigo, vamos detalhar um pouco mais sobre o coco para você entender e começar a usá-lo em sua rotina. Se quiser saber mais, marque uma consulta com a Dra. Larissa Diniz e veja como as substâncias do coco podem ajudar você a ter uma vida mais equilibrada. A medicina preventiva tem como objetivo atuar na prevenção de doenças e na adoção de hábitos que melhorem a saúde. 

Coco e seus benefícios

Os benefícios do coco são muitos. Por ser rico em fibras e fonte de gorduras boas para o corpo, o fruto é uma excelente fonte de energia e contribui para o bom funcionamento do intestino. No coco, também é possível encontrar substâncias como os ácidos láurico e caprílico, que ajudam a prevenir doenças graves por serem ricos em elementos antibacterianos, antifúngicos e antivirais.

O sistema imunológico também é beneficiado pelo uso do coco, já que o fruto tem alto concentração de vitaminas e minerais, além de der antioxidante. 

Outra vantagem do coco é que ele é rico em triptofano, um aminoácido bastante relevante que ajuda a produzir os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Se você quer prevenir doenças, regular o sono, reduzir os níveis de estresse, o coco pode ser um grande aliado.

Os benefícios da água de coco também são bastante vantajosos para nossa saúde. Trata-se de uma excelente fonte de hidratação e muito refrescante para acabar com a sede. A água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, minerais que contribuem para o bom funcionamento do coração, dos músculos e dos rins.

Veja abaixo quais os benefícios do coco para saúde: 

  • Auxilia no emagrecimento e na manutenção do peso
  • Aumenta a hidratação
  • Tem efeito diurético
  • Reduz os níveis de colesterol
  • Tem ação antioxidante
  • Ajuda a regular o sono
  • Controle do estresse
  • Relaxa nervos e músculos
  • Promove sensação de bem-estar
  • Baixa a pressão arterial
  • Previne diabetes
  • Aumenta a imunidade
  • Reduz a inflamação de articulações
  • Ajusta o metabolismo
  • Reduz riscos de doenças cardíacas
  • Melhora a retenção hídrica
  • Evita câimbras
  • Tem ação antioxidante
  • Fornece energia
  • Melhora a digestão

Formas de consumir o coco

Existem diversas formas de consumir este fruto e aproveitar os benefícios do coco. Cada uma delas tem suas particularidades e vantagens para a saúde. O mais importante é sempre seguir as orientações do seu médico para garantir equilíbrio. As formas mais comuns são: 

  • Óleo de coco

O óleo de coco pode ser usado no preparo de alimentos, consumido ao natural ou acrescentado em vitaminas e shakes. Muita gente também utiliza o óleo nos cabelos, nas unhas e na pele para aumentar a hidratação e o fortalecimento. Sendo assim, este componente é importante para a saúde e para a beleza.

  • Água de coco

Já comentamos que a água de coco é rica em minerais, como potássio, cálcio e magnésio. Ela também é fonte de selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C. Para quem pratica atividades físicas, a água de coco é ótima para repor os nutrientes essenciais para o corpo. 

Além da ação hidratante, mineralizante, diurética, antioxidante, a água de coco ajuda a diminuir a prisão de ventre e possui poucas calorias, favorecendo o processo de perda de peso. 

  • Polpa de coco

A polpa do coco é rica em vitamina A, C, E e outras vitaminas do complexo B. Ela também é fonte de sais mineiras, zinco, ferro, selênio, cálcio e fósforo. Por conter muitas fibras, a polpa ajuda no metabolismo, na sensação de saciedade e em dietas de emagrecimento. Outra vantagem é que ela ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL.

  • Leite de coco

Você sabia que o leite de coco é fonte de gordura saturada saudável e excelente para manter a nossa energia no dia a dia? Estudos comprovam que o consumo do leite e coco ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Seus principais nutrientes são: ácido láurico, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, selênio, sódio, proteína e vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6.

Extraído da poupa do coco, o leite de coco é mais cremoso, saboroso e não possui lactose. Seus benefícios englobam a melhora da digestão e redução dos sintomas de úlceras e refluxo nos pacientes. 

  • Farinha de coco

Outra fonte importante e nutrientes é a farinha de coco, que é rica em fibras e contribui para o bom funcionamento do intestino, na prevenção de diabetes e no controle do colesterol. Seu preparo é feito a partir do bagaço do coco e da retirada da gordura para o leite de coco.

Com baixo teor de gordura, esse tipo de farinha não contém glúten e é hipoalergênico.

  • Açúcar de coco

Muitos médicos e profissionais da saúde indicam a substituição do açúcar refinado pelo açúcar de coco.  Ele tem a mesma capacidade de adoçar os alimentos que os produtos comuns. 

No entanto, esse tipo de açúcar, que é extraído da seiva dos coqueiros, tem menor nível glicêmico, não passa por grandes processos de refinamento e não leva conservantes em sua composição. 

Seus benefícios incluem: redução dos picos de glicose no sangue, prevenção de diabetes e auxílio na redução de peso. 

O que acontece com a falta do consumo dos nutrientes do coco? 

O corpo humano necessita de diversas vitaminas e minerais para crescer e se desenvolver de maneira correta. A quantidade de cada nutriente vai depender do peso, idade, sexo e estilo de vida de cada pessoa. 

O ideal é que os pacientes consultem o médico regularmente e façam exames periódicos para avaliar a concentração desses nutrientes no corpo e ver a melhor forma de fazer a reposição. É possível repor por meio da suplementação oral ou pelo uso de protocolos injetáveis. 

Geralmente, quando uma pessoa está com carência de nutrientes no organismo, ela apresenta sintomas como fadiga constante, pouca energia, falta de concentração, palidez, queda de cabelo, fraqueza muscular, anemia, baixa imunidade. 

O coco é um grande aliado para quem quer combater estes problemas e o aparecimento de outras doenças mais graves. Se tiver dúvidas, entre em contato para marcar sua consulta e acompanhe o conteúdo do blog!

 

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Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

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