Benefícios do Azeite de Oliva: como ele mantém nossa saúde em dia?

O azeite de oliva extravirgem é um tipo de óleo muito saudável para o nosso corpo. Extraído da azeitona, seu consumo é feito há muitos séculos. Segundo historiadores, o azeite já chegou a ser utilizado para aliviar dores e tratar feridas em períodos de guerra. 

Os mediterrâneos o chamavam de 'ouro líquido' pelos seus benefícios importantes para a saúde.

Entre as propriedades existentes no azeite podemos destacar: gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além disso, esse tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. 

Aqui no Brasil, a forma mais comum de utilizarmos o azeite é no tempero de saladas e para realçar o sabor de diferentes tipos de receitas. 

Conheça os principais benefícios do azeite

  • Possui propriedades anti-inflamatórias
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Reduz o colesterol
  • Diminui o risco de diabetes
  • Protege o cérebro graças à sua ação antioxidante
  • Melhora os sintomas da artrite
  • Faz bem para os ossos 
  • Pode ser usado no combate à depressão
  • Previne casos de colite ulcerativa
  • Retarda o envelhecimento
  • Ameniza dores no ouvido, pois combate o excesso de cera
  • Pode ser usado no cabelo como hidratante natural
  • Ajuda na digestão e aumenta a saciedade
  • Age como um hidratante para peles secas, melhorando a elasticidade e a vitalidade da pele.

Há ainda diversos estudos em andamento para comprovar os efeitos positivos do azeite no combate à doença de Alzheimer, que causa a deterioração das funções cerebrais e prejudica funções como linguagem e memória nos pacientes. 

Outras pesquisas recentes relacionam os antioxidantes presentes no azeite à redução de riscos de câncer. De acordo com cientistas, os compostos existentes no azeite são eficazes para combater células malignas do nosso corpo, incluindo as que causam câncer de mama e câncer colorretal. 

Outro ponto que vem se destacado nos estudos científicos relacionados ao azeite é o controle de peso e o combate a bactérias que podem causar úlceras.

Vale lembrar que, apesar de diversas evidências, nenhum alimento é responsável por fazer milagres no corpo e reduzir o peso de forma rápida. Para ter bons resultados na saúde como um todo, é preciso seguir orientações de um médico, fazer exames periódicos para avaliar as taxas do organismo e ter um estilo de vida saudável. 

Isso inclui, por exemplo, seguir as diretrizes da medicina preventiva para reduzir os riscos de doenças, atuando na prevenção e não apenas na cura das enfermidades. Em alguns casos, além da alimentação saudável, o médico poderá indicar o uso de suplementação. Mas cada paciente deverá ser analisado de forma individual pelo especialista. 

Formas de consumir o azeite de oliva

A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto.

Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos. Isso porque, ao aquecer o azeite, ele perde suas propriedades antioxidantes e seu efeito anti-inflamatório, podendo não ser tão eficaz para nossa saúde. 

Uma dica válida de uso é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas. 

Sempre que for comprar o produto no supermercado, dê preferência às embalagens de vidro ou mais escuras. Elas são mais apropriadas porque impedem a entrada de luz, que pode comprometer as propriedades do azeite. 

Lembre-se de escolher produtos puros e extravirgem, ou seja, que não foram misturados com outros tipos de óleos. Para saber mais, vale sempre ler o rótulo com atenção.

Como armazenar o azeite corretamente

O azeite deve ser armazenado longe da presença de luz ou calor porque suas substâncias são fotossensíveis. Além disso, quanto mais jovem e mais fresco for o azeite, melhor ele será para o consumo. 

Fique sempre atento à data de validade e não deixe o produto perto do fogão quando estiver cozinhando nem exposto ao sol. 

Como já explicamos, as embalagens de vidro escuro são úteis para preservar os componentes do azeite e seus benefícios para a saúde. 

Diferenças entre os tipos de azeite

  • Azeite extravirgem

Esse é o azeite mais benéfico para a saúde e considerado a melhor opção para o organismo humano. Com sabor e aroma mais marcante que os outros tipos de azeite, ele tem acidez, demonstrada em ácido oleico, de até 1% e é rico em propriedades antioxidantes. Sempre que possível, prefira este tipo de azeite na alimentação.

  • Azeite virgem

Também possui sabor e aroma marcantes. Sua acidez demonstrada em ácido oleico é não superior a 2%.

  • Azeite virgem corrente

Esse tipo de azeite tem sabor agradável e costuma ser mais ácido, geralmente não superior a 3,3%.

  • Azeite composto

O azeite composto é obtido a partir da mistura entre o azeite de oliva e outros tipos de óleo. Embora tenha o preço mais barato, ele não é tão benéfico para a saúde porque estes outros óleos podem ser ricos em gorduras trans e prejudiciais para a saúde.

O que a falta dos nutrientes do azeite pode causar?

Já sabemos que o azeite apresenta inúmeros benefícios para a saúde de homens e mulheres de diferentes idades. 

Além de não ter contraindicações, salvo em casos específicos indicados pelo médico, o consumo de azeite também é importante para limpar o fígado e melhorar nosso metabolismo. Dependendo do tipo de alimentação ou do excesso de frituras, nosso fígado pode ficar intoxicado, necessitando de um detox para liberar as substâncias prejudiciais ao seu bom funcionamento. 

Para isso, o uso de uma colher de azeite de oliva misturada com meia colher de suco de limão pode ajudar na ação desintoxicante. 

O azeite de oliva também é rico em ácidos graxos que contribuem para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Outro diferencial é que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Dito isto, fica claro que vale a pena incluir o azeite em sua rotina e começar a usufruir dos seus benefícios.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/beneficios-do-azeite-de-oliva-como-ele-mantem-nossa-saude-em-dia/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.5 / 5. Contagem de Votos 71

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram