O conceito de medicina preventiva surgiu por volta do século XX e buscava uma abordagem diferente da medicina que, até então, focava somente em curar as doenças. O foco agora é a promoção da saúde e prevenção.
Medicina preventiva é uma especialidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. Os profissionais dessa área visam melhorar a qualidade de vida dos usuários, prevenindo doenças e diminuindo impactos negativos que uma doença já instalada possa causar ao paciente, atuando então em todos os níveis de prevenção.
Esses profissionais se dedicam, entre outras coisas, a informar as pessoas sobre a importância de praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e uma boa higiene pessoal, por exemplo.
As estratégias da medicina preventiva são divididas em três níveis:
Colocar o conceito de medicina preventiva em prática é algo simples. Fazer check-ups frequentes, praticar exercícios físicos e meditações para evitar estresse é um bom começo.
Além disso, uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos, com muito açúcar ou sal, industrializados e a prevenção de comportamentos de risco é importante
Cuidar de problemas emocionais e momentos de lazer também são de extrema importância para se manter saudável, pois sua mente precisa estar bem para que o resto do seu corpo esteja e vice-versa.
A mudança de hábitos faz a manutenção da sua saúde, te tornando mais produtivo e aumentando sua disposição.
Além disso, o gasto com medicamentos diminui, assim como o desgaste de passar por procedimentos agressivos e o uso de medicações fortes. O risco de sequelas e de complicações originadas de uma doença ou da administração incorreta de medicamentos também abaixa.
Apenas visitas periódicas ao médico não ajudarão a evitar doenças, só ajudará no diagnóstico mais rápido. Portanto, é muito importante que façamos essas consultas para introduzir todos esses hábitos mais saudáveis no nosso dia a dia.
Pouco a pouco veremos cada vez mais os benefícios dessa especialidade da medicina.