Benefícios da Medicina Preventiva

O conceito de medicina preventiva surgiu por volta do século XX e buscava uma abordagem diferente da medicina que, até então, focava somente em curar as doenças. O foco agora é a promoção da saúde e prevenção.

O que é medicina preventiva

Medicina preventiva é uma especialidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. Os profissionais dessa área visam melhorar a qualidade de vida dos usuários, prevenindo doenças e diminuindo impactos negativos que uma doença já instalada possa causar ao paciente, atuando então em todos os níveis de prevenção.

 

Esses profissionais se dedicam, entre outras coisas, a informar as pessoas sobre a importância de praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e uma boa higiene pessoal, por exemplo.

 

Quais suas estratégias

As estratégias da medicina preventiva são divididas em três níveis:

  • Prevenção primária: procura manter o paciente saudável, para que a doença não se instale.
  • Prevenção secundária: trabalha com diagnósticos precoces, para que a doença seja resolvida nos estágios iniciais e não cause danos efetivos ao paciente.
  • Prevenção terciária: age para diminuir os impactos da doença, para que não cause maiores danos ao paciente, impedindo sua evolução.
  • Prevenção quaternária: atua para minimizar ou evitar os efeitos colaterais de intervençõesmédicas

Como colocar em prática

Colocar o conceito de medicina preventiva em prática é algo simples. Fazer check-ups frequentes, praticar exercícios físicos e meditações para evitar estresse é um bom começo.

 

Além disso, uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos, com muito açúcar ou sal, industrializados e a prevenção de comportamentos de risco é importante

 

Cuidar de problemas emocionais e momentos de lazer também são de extrema importância para se manter saudável, pois sua mente precisa estar bem para que o resto do seu corpo esteja e vice-versa.

Quais seus benefícios

A mudança de hábitos faz a manutenção da sua saúde, te tornando mais produtivo e aumentando sua disposição.

 

Além disso, o gasto com medicamentos diminui, assim como o desgaste de passar por procedimentos agressivos e o uso de medicações fortes. O risco de sequelas e de complicações originadas de uma doença ou da administração incorreta de medicamentos também abaixa.

 

Apenas visitas periódicas ao médico não ajudarão a evitar doenças, só ajudará no diagnóstico mais rápido. Portanto, é muito importante que façamos essas consultas para introduzir todos esses hábitos mais saudáveis no nosso dia a dia.

 

Pouco a pouco veremos cada vez mais os benefícios dessa especialidade da medicina.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/beneficios-da-medicina-preventiva-2/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.8 / 5. Contagem de Votos 62

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram