Cúrcuma: um tempero cheio de benefícios para a sua saúde.

A cúrcuma é um tempero muito utilizado no nosso dia a dia, traz um sabor diferente para os pratos. Mas você sabia que ela, que também é chamada de açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico, pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde?

A cúrcuma é uma planta de folhas longas, brilhantes, com cerca de 60 cm e raízes compridas com coloração laranja. Seu principal benefício é o seu grande potencial antioxidante, além de ser um tempero utilizado para auxiliar o tratamento, de forma natural, de problemas gastrointestinais, febre, resfriados e até mesmo reduzir os níveis de colesterol no organismo.

 

10 benefícios da cúrcuma que vão fazer você sempre ter em casa

Todo alimento, ingerido regularmente, pode trazer uma série de benefícios e com a cúrcuma não é diferente. A cúrcuma, além de ser um tempero ótimo, traz benesses como:

  • Auxilia no reequilíbrio do sistema digestivo, melhorando a digestão;
  • Ajuda na perda de peso;
  • No combate à gripes e resfriados;
  • Ajuda a evitar crises de asma;
  • Desintoxica e trata problemas de fígado;
  • Regula a flora intestinal;
  • Regula o colesterol;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
  • Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.

Além desses benefícios, a cúrcuma também pode ajudar a inibir a formação de coágulos sanguíneos, se for utilizado como tônico cerebral. Pode contribuir também para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Todos esses benefícios são fruto da ação do princípio ativo da cúrcuma, a curcumina, que tem alto potencial medicinal, que vem sendo estudado para outras finalidades, como tratamento de feridas na pele e queimaduras, em formato de gel ou creme.

Nos últimos anos, diversos estudos científicos apontam ótimos resultados para tratamento de queimaduras utilizando a curcumina como princípio ativo.

 

Como utilizar a cúrcuma?

Existem algumas formas de se utilizar a cúrcuma, algumas são conhecidas, como o pó da sua raiz, um tempero muito comum, mas também pode ser utilizada em cápsulas. As folhas da cúrcuma também podem ser utilizadas, em alguns tipos de chás.

Para te ajudar a utilizar a cúrcuma da melhor forma e aproveitar seus benefícios, preparamos algumas sugestões. A primeira delas é a infusão. Você pega 150 ml de água fervente e adicione 1 colher de café de cúrcuma em pó, por 10 a 15 minutos. Depois de morno, tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

A segunda forma de utilizar a cúrcuma é por meio de cápsulas. O total por dia não deve ultrapassar 1 grama. A quantidade de cápsulas pode variar, dependendo da dosagem. A recomendação é tomar 500mg a cada 12 horas, porém, a dosagem varia de acordo com o problema a ser tratado.

A terceira forma é por meio de gel. Adicione uma colher de sopa de babosa na mesma quantidade de cúrcuma e misture até ficar homogêneo. Assim que estiver pronto, pode ser aplicado na pele para tratar inflamações.

Uma dica para melhorar a absorção dos antioxidantes da cúrcuma: faça o seu consumo junto com óleos, como azeite, óleo de côco ou de abacate.

 

A cúrcuma tem efeitos colaterais?

Quando consumida de forma moderada, a cúrcuma não possui qualquer contraindicação. Mas como todo alimento, quando em excesso faz mal. Por isso, existem alguns efeitos colaterais, como irritação no estômago e enjoos.

 

Existe alguma contraindicação?

A cúrcuma tem diversos benefícios, mas existem algumas contraindicações. Pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares por conta de pedra na vesícula não devem fazer uso da cúrcuma.

Gestantes e lactantes devem consultar sua ginecologista para fazer uso do condimento, já que podem afetar de alguma forma a gravidez ou a amamentação, dependendo do caso.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/beneficios-da-curcuma-para-a-saude/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.7 / 5. Contagem de Votos 1906

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

cross-circle
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram