A cúrcuma é um tempero muito utilizado no nosso dia a dia, traz um sabor diferente para os pratos. Mas você sabia que ela, que também é chamada de açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico, pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde?
A cúrcuma é uma planta de folhas longas, brilhantes, com cerca de 60 cm e raízes compridas com coloração laranja. Seu principal benefício é o seu grande potencial antioxidante, além de ser um tempero utilizado para auxiliar o tratamento, de forma natural, de problemas gastrointestinais, febre, resfriados e até mesmo reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Todo alimento, ingerido regularmente, pode trazer uma série de benefícios e com a cúrcuma não é diferente. A cúrcuma, além de ser um tempero ótimo, traz benesses como:
Além desses benefícios, a cúrcuma também pode ajudar a inibir a formação de coágulos sanguíneos, se for utilizado como tônico cerebral. Pode contribuir também para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.
Todos esses benefícios são fruto da ação do princípio ativo da cúrcuma, a curcumina, que tem alto potencial medicinal, que vem sendo estudado para outras finalidades, como tratamento de feridas na pele e queimaduras, em formato de gel ou creme.
Nos últimos anos, diversos estudos científicos apontam ótimos resultados para tratamento de queimaduras utilizando a curcumina como princípio ativo.
Existem algumas formas de se utilizar a cúrcuma, algumas são conhecidas, como o pó da sua raiz, um tempero muito comum, mas também pode ser utilizada em cápsulas. As folhas da cúrcuma também podem ser utilizadas, em alguns tipos de chás.
Para te ajudar a utilizar a cúrcuma da melhor forma e aproveitar seus benefícios, preparamos algumas sugestões. A primeira delas é a infusão. Você pega 150 ml de água fervente e adicione 1 colher de café de cúrcuma em pó, por 10 a 15 minutos. Depois de morno, tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.
A segunda forma de utilizar a cúrcuma é por meio de cápsulas. O total por dia não deve ultrapassar 1 grama. A quantidade de cápsulas pode variar, dependendo da dosagem. A recomendação é tomar 500mg a cada 12 horas, porém, a dosagem varia de acordo com o problema a ser tratado.
A terceira forma é por meio de gel. Adicione uma colher de sopa de babosa na mesma quantidade de cúrcuma e misture até ficar homogêneo. Assim que estiver pronto, pode ser aplicado na pele para tratar inflamações.
Uma dica para melhorar a absorção dos antioxidantes da cúrcuma: faça o seu consumo junto com óleos, como azeite, óleo de côco ou de abacate.
Quando consumida de forma moderada, a cúrcuma não possui qualquer contraindicação. Mas como todo alimento, quando em excesso faz mal. Por isso, existem alguns efeitos colaterais, como irritação no estômago e enjoos.
A cúrcuma tem diversos benefícios, mas existem algumas contraindicações. Pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares por conta de pedra na vesícula não devem fazer uso da cúrcuma.
Gestantes e lactantes devem consultar sua ginecologista para fazer uso do condimento, já que podem afetar de alguma forma a gravidez ou a amamentação, dependendo do caso.