Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que as famílias brasileiras passaram a se alimentar mais fora de casa e também estão comprando mais alimentos prontos.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares, feita pelo IBGE, aponta que a população brasileira, mesmo sendo fã de programas de TV sobre gastronomia, está priorizando cada vez mais a comida rápida, ao invés de preparar as suas próprias refeições.
De fato, as opções de aplicativos de restaurantes e entregas tem aumentado ultimamente, oferecendo promoções com frequência, e cada vez mais pessoas estão aderindo a essas facilidades – apesar do risco que oferecem.
E você, também está consumindo mais comida pronta do que antigamente?
Já parou pra pensar em como isso pode afetar a sua disposição no dia a dia, o seu bem estar emocional e até mesmo a sua longevidade?
É sobre essa importância da alimentação que vamos tratar neste artigo.
Leia até o final para saber como cuidar bem de seu corpo, sem precisar abrir mão da sua comida preferida, seja ela qual for.
Quando se fala em comida, o que vem à sua mente?
Talvez o seu prato preferido, que a sua mãe preparava como ninguém…
E quem não se lembra de uma receita de família, que te faz viajar no tempo para uma data festiva ou lembrança afetuosa?
Pois é, a alimentação tem muitos papéis em nossas vidas e passa por diversos campos:
É muito importante lembrar de todos esses significados que a alimentação tem em nossas vidas, antes de pensar em alterar a sua dieta ou tentar construir um hábito alimentar novo.
Vamos manter esse olhar de afeto enquanto falamos sobre a importância da alimentação saudável, pois se alimentar bem é também um ato de amor para consigo mesmo.
Há mais de 2.000 anos atrás o médico e filósofo grego Hipócrates já ensinava “Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento”.
Podemos concluir desta famosa frase que o que você come está diretamente ligado ao seu nível de saúde e prevenção de doenças.
Muitas pessoas, infelizmente, vêem no ato de comer apenas um momento de entretenimento, ou até mesmo alívio do tédio e ansiedade do dia a dia, daí surgem as compulsões e o consumo excessivo de comidas industrializadas.
A notícia boa é que ter uma alimentação saudável pode SIM ser gostoso e prático, basta entender o que seu corpo precisa e adaptar o cardápio à sua preferência.
Seguem alguns benefícios da alimentação saudável, a curto e longo prazo:
Aqui no blog exploramos mais detalhes sobre os benefícios e malefícios de diversos alimentos, por exemplo no post onde explico como fazer desintoxicação alimentar e corporal.
“Mas Dra Larissa, o que devo fazer para ter uma alimentação saudável?”
Como eu sempre digo: o simples dá certo.
Você não precisa quebrar a cabeça ou seguir dietas mirabolantes, basta equilibrar o que come, priorizar alimentos naturais e sempre observar se seu prato está bem colorido em suas refeições.
Lembre-se de ingerir diariamente:
Seguindo estes princípios você ajudará seu corpo a se manter livre de doenças e cada vez mais disposto para enfrentar o dia a dia.
Que tal marcar uma consulta para tirar todas as suas dúvidas e começar a sentir os benefícios da medicina preventiva em sua vida?
Clique no botão e Agende Sua Consulta.