Alimentação e a sua importância: Como viver mais e melhor em um mundo cada vez mais acelerado

Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que as famílias brasileiras passaram a se alimentar mais fora de casa e também estão comprando mais alimentos prontos.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares, feita pelo IBGE, aponta que a população brasileira, mesmo sendo fã de programas de TV sobre gastronomia, está priorizando cada vez mais a comida rápida, ao invés de preparar as suas próprias refeições.

De fato, as opções de aplicativos de restaurantes e entregas tem aumentado ultimamente, oferecendo promoções com frequência, e cada vez mais pessoas estão aderindo a essas facilidades - apesar do risco que oferecem.

E você, também está consumindo mais comida pronta do que antigamente?

Já parou pra pensar em como isso pode afetar a sua disposição no dia a dia, o seu bem estar emocional e até mesmo a sua longevidade?

É sobre essa importância da alimentação que vamos tratar neste artigo. 

Leia até o final para saber como cuidar bem de seu corpo, sem precisar abrir mão da sua comida preferida, seja ela qual for.

A Importância da Alimentação

Quando se fala em comida, o que vem à sua mente? 

Talvez o seu prato preferido, que a sua mãe preparava como ninguém...

E quem não se lembra de uma receita de família, que te faz viajar no tempo para uma data festiva ou lembrança afetuosa?

Pois é, a alimentação tem muitos papéis em nossas vidas e passa por diversos campos:

  • É um prazer associado ao sentido do paladar; 
  • Uma forma de cuidar de quem amamos, desde a mãe que amamenta seu bebê e depois o alimenta com comidas sólidas, até o ato de prepararmos um chá ou sopa para algum ente querido que está doente;
  • Está presente em eventos importantes da vida, como o jantar da festa de casamento, ou os feriados religiosos, quando toda a família se reúne para preparar a Ceia de Natal ou jantar uma bacalhoada na Páscoa;
  • Sempre presente em reuniões sociais, o ato de comer une grupos e também está ligado ao sagrado em todas culturas e religiões do mundo. Quem nunca ouviu quando criança que “a hora de comer é uma hora sagrada”?
  • E, finalmente, a alimentação é a fonte mais importante de saúde do ser humano - não apenas física, mas também mental e emocional.

É muito importante lembrar de todos esses significados que a alimentação tem em nossas vidas, antes de pensar em alterar a sua dieta ou tentar construir um hábito alimentar novo. 

Vamos manter esse olhar de afeto enquanto falamos sobre a importância da alimentação saudável, pois se alimentar bem é também um ato de amor para consigo mesmo.

Alimentação Saudável e seus Benefícios

Há mais de 2.000 anos atrás o médico e filósofo grego Hipócrates já ensinava “Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento”.

Podemos concluir desta famosa frase que o que você come está diretamente ligado ao seu nível de saúde e prevenção de doenças.

Muitas pessoas, infelizmente, vêem no ato de comer apenas um momento de entretenimento, ou até mesmo alívio do tédio e ansiedade do dia a dia, daí surgem as compulsões e o consumo excessivo de comidas industrializadas.

A notícia boa é que ter uma alimentação saudável pode SIM ser gostoso e prático, basta entender o que seu corpo precisa e adaptar o cardápio à sua preferência.

Seguem alguns benefícios da alimentação saudável, a curto e longo prazo:

  • Prevenção de doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais;
  • Evita o envelhecimento precoce, melhora a circulação sanguínea, combate a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia;
  • É essencial para o sistema imunológico, que garante o bem estar e a longevidade, ou seja, nos ajuda a viver mais e melhor.

Aqui no blog exploramos mais detalhes sobre os benefícios e malefícios de diversos alimentos, por exemplo no post onde explico como fazer desintoxicação alimentar e corporal

Como Ter Uma Alimentação Saudável

“Mas Dra Larissa, o que devo fazer para ter uma alimentação saudável?”

Como eu sempre digo: o simples dá certo.

Você não precisa quebrar a cabeça ou seguir dietas mirabolantes, basta equilibrar o que come, priorizar alimentos naturais e sempre observar se seu prato está bem colorido em suas refeições.

Lembre-se de ingerir diariamente:

  • Verduras
  • Legumes
  • Frutas
  • Proteínas de baixa caloria
  • Água, água e mais água!

Seguindo estes princípios você ajudará seu corpo a se manter livre de doenças e cada vez mais disposto para enfrentar o dia a dia.

Que tal marcar uma consulta para tirar todas as suas dúvidas e começar a sentir os benefícios da medicina preventiva em sua vida? 


Clique no botão e Agende Sua Consulta.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/alimentacao-e-a-sua-importancia-como-viver-mais-e-melhor-em-um-mundo-cada-vez-mais-acelerado/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 32

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram