Acne: é possível tratar e combater manchas!

A acne é um problema que pode afetar pessoas de diferentes idades e causar uma série de transtornos, além de prejudicar a autoestima. Muito comum na adolescência, trata-se de condição inflamatória da pele que ocorre quando os folículos pilosos (regiões em que nascem os pelos) ficam obstruídos por excesso sebo ou células mortas, resultando em espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes.

As áreas mais afetadas pelas causas da acne costumam ser rosto, pescoço, peito, costas e ombros. O tratamento da acne pode variar de acordo com a intensidade de cada caso e deve ser cuidadosamente avaliado por um médico. Geralmente, os profissionais indicam o uso de sabonetes específicos, gel de limpeza, loções, remédios e até mudanças na alimentação ou no estilo de vida do paciente. 

Entre as substâncias mais indicadas estão o ácido retinoico, peróxido de benzoíla, adapaleno e o ácido salicíco. Esses produtos podem ser adquiridos em farmácias tradicionais com prescrição médica ou preparados sob manipulação.

Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de antibióticos ou soluções mais decisivas, como o uso da Isotretinoína, também conhecida como Roacutan. Nessas situações, é fundamentar ouvir bem as recomendações do dermatologista porque essas substâncias podem causar efeitos colaterais nos pacientes.

Por que a acne aparece?

Como já mencionamos, a acne pode aparecer em qualquer faixa etária. A produção excessiva de sebo na pele e a concentração em excesso de células mortas estão entre os motivos mais comuns para o problema. Esses fatores favorecem a obstrução dos poros e a acúmulo de bactérias na pele. 

No período da adolescência, em especial, é mais comum haver a formação de espinhas ou acne nos pacientes. Isso ocorre porque nessa fase há o aumento da produção de hormônios androgênicos pelo organismo, como a testosterona, que estimula a produção de oleosidade na pele. 

Outro fator que contribui para o aparecimento da acne é a falta de higiene. Ou seja, quando não lavamos o rosto corretamente, favorecemos o acúmulo de oleosidade que ajudam a formar as acnes e espinhas.

Um erro muito comum, especialmente das mulheres, é não retirar a maquiagem antes de dormir e usar produtos à base de óleo no rosto. Pessoas com pré-disposição à acne devem evitar cosméticos muito gordurosos e exposição exagerada ao sol. O ideal é consultar um dermatologista ou comprar produtos indicados para peles oleosas. 

Uma alimentação rica em frituras, doces e carboidratos também estimula processos inflamatórios na pele e pode resultar em acne. Problemas hormonais, gravidez e pré-disposição genética são outras causas comuns para a acne, por isso, é sempre importante consultar um médico para fazer exames periódicos. 

Com os resultados das taxas e dos exames em mãos, o especialista poderá ver as principais carências e excessos do organismo, encaminhando o paciente para o tratamento correto. 

Graus da acne

Muita gente não sabe, mas a acne pode variar e ter diferentes tipos de grau, de acordo com suas características. Os cinco estágios mais comuns são: 

  • Acne de grau 1: nessa fase, é comum o aparecimento de cravos abertos (com o pontinho preto aparente) ou fechados.
  • Acne de grau 2: além das lesões típicas do grau 1, no grau 2 existe a presença pequenas espinhas ou feridas inflamadas e avermelhadas. Algumas delas podem apresentar pus.  

  • Acne de grau 3: esse tipo de acne tem lesões nodulares, císticas, bem endurecidas e com tamanho mais elevado. 
  • Acne de grau 4: é um quadro mais severo da acne em que as lesões formam abcessos que evoluem para cicatrizes maiores.

  • Acne de grau 5: também chamada de acne fulminante, esse quadro é mais raro e costuma exigir um tratamento mais rígido. Geralmente, as lesões são graves e evoluem para úlceras na pele.

É possível evitar cravos e espinhas na pele?

Alguns cuidados básicos podem ajudar a minimizar os efeitos da acne na pele e dificultar o aparecimento do problema. As dicas mais comuns incluem: 

  • Evitar doces, fritura, bebidas alcoólicas e excesso de refrigerante, pois estes produtos dificultam a digestão e podem interferir na saúde da sua pele.
  • É importante ter uma alimentação rica em omega 3, zinco e alimentos antioxidantes. Outra recomendação é consumir frutas e verduras, sempre dando preferência aos produtos orgânicos. 
  • É sempre válido usar sabonetes específicos e lavar a pele, ao menos, duas vezes ao dia. De manhã e antes de dormir, por exemplo. 
  • Ao usar protetor solar, dê preferência aos produtos livre se óleos (oil free).
  • Faça uma esfoliação leve na pele, ao menos, uma vez por semana para retirar as células mortas.
  • Evite mexer nas espinhas ou espremer os cravos porque nossas mãos têm bactérias que podem prejudicar a cicatrização ou resultar em feridas. 
  • É sempre válido lavar os cabelos com frequência para evitar que eles fiquem muito oleosos e favoreçam o aparecimento de acne no rosto.

Tratamentos avançados para acne

Sabemos que a acne é um problema totalmente tratável e que existem formas para amenizar as cicatrizes e manchas deixadas por ela. O mais importante é buscar tratamento médico logo no início. Isso porque, quanto mais precoce, maiores são as chances de sucesso. 

Além do uso de remédios, gel e sabonetes, existem outros tipos de procedimentos muito eficientes na atualidade, incluindo: 

  • Limpeza de pele
  • Peeling
  • Laser
  • Microagulhamento
  • Radiofrequência
  • Subcisão
  • Preenchimento facial com ácido hialurônico
  • Peelings químicos
  • Dermoabrasão
  • Microdermoabrasão
  • Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne

Medicina preventiva ajuda a combater a acne

A medicina preventiva é uma área da saúde que visa combater as doenças por meio da prevenção e do estímulo da qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, o foco é sempre buscar medidas antecipadas para evitar o aparecimento de enfermidades ao invés de apenas pensar no tratamento dos sintomas. 

Nesse sentido, a medicina preventiva pode trazer muitos benefícios para quem quer ter uma vida mais saudável e evitar o aparecimento de acne. 

Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o assunto, vale a pena marcar uma consulta com a Dra. Larissa Diniz. Aqui no blog, temos diversos assuntos que poderão te ajudar na busca por um estilo de vida mais equilibrado. 

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/a-causa-da-acne/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 40

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram