Você fez um exame de sangue e no resultado apareceu que a quantidade de insulina no seu corpo está acima do normal. O médico avaliou e disse que você precisa fazer algumas coisas para que esse índice fique dentro dos valores de referência e volte à normalidade.
Então, para te auxiliar nesse processo, aqui vão 10 dicas simples e que vão te ajudar não só a manter o nível de insulina dentro dos parâmetros normais, como também a perder peso e melhorar sua qualidade de vida.
Exercitar-se é preciso, pelo menos 30 minutos por dia. Atividades físicas acordam o corpo e produzem energia. O açúcar é consumido e os níveis de insulina diminuem. Quando os exercícios são realizados regularmente, causam efeitos positivos na nossa saúde e nos ajudam a emagrecer.
Os carboidratos são a fonte principal de açúcar; portanto, fazem aumentar tanto os níveis de açúcar como de insulina. Diminuir a quantidade de carboidratos e aumentar a de proteínas pode ajudar a manter um bom equilíbrio sem perder a quantidade de energia necessária.
Os carboidratos refinados, presentes em bolos, doces e biscoitos, são digeridos muito rapidamente, o que leva a um aumento repentino no nível de açúcar no sangue. Opte por alimentos com carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa, cevada, legumes, etc.
Os alimentos açucarados e processados podem aumentar os níveis de insulina. Estudos demonstram que as pessoas que consomem alimentos açucarados experimentam um aumento de 22% nos níveis de insulina. É melhor diminuir a quantidade de carboidratos e consumir alimentos com mais açúcar em ocasiões especiais. Isso significa eliminar refrigerantes e beber mais água.
Os alimentos com pouco açúcar também ajudam a manter os níveis de insulina sob controle. Frutos secos e sementes, grãos integrais, frutas ricas em fibra, verduras, carnes magras são alguns exemplos de alimentos com baixo nível de açúcar.
Ao invés de comer 3 grandes refeições, divida o seu dia em 5 ou 6: coma com mais frequência e menores porções, mas sempre com uma grande variedade de alimentos. Segundo alguns estudos, consumir menos calorias diminui os níveis de insulina. Verifique se suas refeições são balanceadas e controle as proporções de carboidratos, proteínas e gorduras.
A fibra solúvel se move lentamente através do sistema digestivo e dá uma sensação de saciedade durante mais tempo, o que mantém a vontade de comer açúcar sob controle, além de prevenir um aumento repentino no nível de insulina após a refeição. O alto consumo de fibra está associado a níveis mais baixos de resistência à insulina entre as mulheres.
Se você consumir alimentos ricos em carboidratos, o vinagre de maçã vai diminuir significativamente os níveis de insulina no sangue. Ele ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em 20-30%. Além disso, oferece uma maior sensação de saciedade, o que nos faz comer menos e emagrecer.
A água é uma bebida maravilhosa. O ideal é evitar os refrigerantes, energéticos e sucos industrializados. Você também pode tomar de 2 a 3 xícaras de chá verde por dia após as refeições. Os estudos demonstram que ele ajuda a combater a resistência à insulina.
O estresse tem um papel muito importante no desequilíbrio do nível de açúcar. Ele pode causar uma resistência à insulina, levando ao aumento de peso. Procure meditar e fazer exercícios de respiração. Tome banhos mornos, busque momentos de felicidade e se mantenha sempre ativo.