10 Dicas de como manter o peso após o emagrecimento

Emagrecer é um processo que não costuma ser dos mais fáceis. Abdicar de coisas que gostamos de comer, criar hábitos mais saudáveis e abandonar os velhos hábitos que nos fazem mal é um processo que requer bastante empenho.

Tão difícil quanto perder peso é manter o peso. Ficar sempre numa faixa de peso adequada para o seu corpo requer tanto ou mais empenho do que emagrecer, já que agora, com o peso certo, dar uma escapadinha pode não trazer mais a mesma culpa de antes. Para ajudar a manter o foco, hoje eu vou dar 10 dicas para manter o peso.

  1. Reeducação alimentar - Ponto crucial para manter o peso, o foco da reeducação alimentar e mudar os maus hábitos, com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável. É por isso que quem deseja emagrecer e aprender como manter o peso ideal precisa investir em uma reeducação alimentar e nunca mais abandoná-la, incorporando os hábitos e a dieta à sua rotina e mantendo-os pelo resto da vida.

  2. Continue a praticar exercícios físicos - É bem comum ver que alguém começou a praticar algum esporte ou exercício físico por conta da necessidade de emagrecer e acabou se apaixonando por determinada modalidade. Depois que conseguir perder o peso desejado, escolha uma das atividades que mais te encantou e continue a praticá-la. Até porque é bem mais difícil entender como manter o peso perdido se você voltar a uma vida sedentária.

  3. Continue a se pesar - Conferir o peso periodicamente ajuda a verificar se tudo continua dentro do planejado. O hábito de não conferir o peso na balança pode dar a falsa sensação de que os quilinhos a mais não voltaram ao corpo. A pessoa pode continuar a se enganar ao fugir do espelho e usar roupas mais largas.

  4. Abrace a sua nova rotina - Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas depois que você abandona os maus hábitos e cria novos mais saudáveis, é importante abraçá-los para a vida. Provavelmente, para não dizer que é certeza, os velhos hábitos foram grandes responsáveis pelo excesso de peso. Então é essencial que você transforme a sua nova vida no seu normal e o passado em algo indesejado.

  5. Planeje as suas refeições - Essa é uma forma excelente de não cair na tentação de comer qualquer coisa só para matar a fome. Fazer um cardápio semanal com todas as refeições, incluindo alimentos com baixo teor de gordura e carboidratos no cardápio. Pense também no intervalo entre as refeições, em que pode bater a fome, e tenha sempre uma fruta guardada para situações de emergência.

  6. Faça uma lista de compras - O mercado pode ser um grande vilão nesse processo. Mas se você tem uma lista de compras bem definida, fica muito mais fácil manter o foco e deixar as guloseimas para depois. Uma dica de ouro é nunca ir ao mercado com fome. 

  7. Tenha um companheiro (a) de emagrecimento - Um casal que resolve emagrecer junto e consegue perder peso certamente fortalece a união e tem um no outro alguém para ajudar. Quando um dos dois tiver com dificuldades de manter o peso e sentir vontade de largar tudo, o outro poderá incentivá-lo mostrando como foi difícil chegar até ali, mas também como os resultados colhidos foram excelentes.

  8. Alimente-se bem - Emagrecer não é sinônimo de deixar de comer, mas sim de comer de forma correta. Se a manutenção do peso não estiver dando certo, de maneira alguma pule uma refeição ou fique muito tempo sem comer. Mesmo que isso possa fazer com que alguns quilos sejam perdidos, não fará nada bem à saúde e pode fazer com que você coma o dobro e até o triplo na próxima refeição. 

  9. Pense positivo - Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA,  descobriu que as pessoas com atitudes mais positivas obtinham maior sucesso em relação à manutenção do peso perdido. Sendo assim, para fazer parte dessa estatística, seja mais otimista e acredite em você mesmo. Olhe-se no espelho e perceba que se você conseguiu perder todo o peso que desejava, também sabe como manter o peso saudável.

  10. Não se prive totalmente - Agora que você atingiu o seu objetivo e perdeu a quantidade de peso que gostaria, é hora de manter a dieta e seguir esse caminho para que a vida saudável continue, certo?

Certo. Mas, agora que você sabe como se cuidar, vez ou outra é bastante justo que você se de um prêmio e coma algo que você goste. Sem exageros, obviamente. Mas esse  prêmio vai trazer um momento de prazer e te mostrar que dá para você se cuidar sem se privar das suas comidas favoritas.

Gostaria de saber
mais sobre o
tratamento?
Agende Sua Consulta
[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/10-dicas-de-como-manter-o-peso-apos-o-emagrecimento/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

O que achou do nosso conteúdo? Avalie:

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.8 / 5. Contagem de Votos 54

Sem votos! Seja o primeiro!

Categorizado em:
Dra. Larissa Diniz
Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

Pesquisar

searchclosedownloadmap-markerchevron-leftfacebook-squarebarsenvelopecomments-ostethoscopeinstagramwhatsappcalendar-check-ocross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram