10 Benefícios incríveis da Cúrcuma para a saúde

Você sabia que existe um tempero que pode ajudar você a cuidar da saúde? A cúrcuma — também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico - é muito utilizada, principalmente na Índia e países do oriente, em forma de pó.

Porém, a cúrcuma tem um grande potencial antioxidante e pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Cúrcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

Benefícios da cúrcuma

A ingestão regular, mas de forma moderada, da cúrcuma pode trazer uma série de benefícios ao nosso organismo, como, por exemplo:

• Melhora a digestão, auxiliando no reequilíbrio do sistema digestivo;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Combate resfriados e gripes;
  • Evita crises de asma;
  • Desintoxica e trata problemas de fígado;
  • Regula a flora intestinal;
  • Regula o colesterol;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
  • Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras. Em estudos científicos realizados nos últimos anos, a substância tem apresentado ótimos resultados quando se fala de tratamento para queimaduras.

Como usar

A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, para temperar comidas, mas também pode ser consumida na forma de cápsulas. Além disso, as suas folhas podem ainda ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma. Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;
Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia, no entanto, a dosagem pode variar conforme o problema a tratar;
Gel de cúrcuma. Misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoríase.
Além disso, para melhorar a absorção de antioxidantes da raiz, a cúrcuma pode ser consumida com óleos, como azeite, óleo de coco ou de abacate, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Quem não deve usar

Apesar de ter vários benefícios para a saúde, a cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.